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Outro
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos
Atualmente a inclusão educacional de alunos surdos em escolas regulares tem estado cada vez mais evidente no cenário nacional, pois esse assunto tem uma grande relevância na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Sendo assim, o ensino de Física não poderia ficar de fora d...
Autor principal: | Picanço, Lucas Teixeira |
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Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/829 |
Resumo: |
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Atualmente a inclusão educacional de alunos surdos em escolas regulares tem
estado cada vez mais evidente no cenário nacional, pois esse assunto tem uma
grande relevância na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária para
todos. Sendo assim, o ensino de Física não poderia ficar de fora desse movimento
social e político que estamos vivenciando, e pautados nesta perspectiva, esse
produto educacional tem como objetivo descrever uma Unidade de Ensino
Potencialmente Significativa voltada para um ambiente inclusivo, no âmbito da
aprendizagem significativa do conhecimento físico, para estudantes ouvintes e
surdos. Este material didático foi elaborado para o ensino de alguns conceitos da
óptica geométrica através do tema “os problemas de visão e as lentes corretoras”. E
optou-se como orientação a Teoria da Aprendizagem Significativa, os princípios da
Educação Inclusiva e o Ensino de Surdos na perspectiva Bilíngue. A implementação
desta Unidade de Ensino Potencialmente Significativa possibilita verificar indícios de
aprendizagem da óptica geométrica no que se refere aos principais problemas de
visão e o funcionamento das lentes esféricas. Este material didático busca promover
também o ensino de física para alunos surdos através de uma pedagogia visual que
atenda minimamente as diferenças culturais e linguísticas desses alunos, dando
ênfase assim a recursos visuais como vídeos, experimentos simples e programas
interativos. |