/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos
Atualmente a inclusão educacional de alunos surdos em escolas regulares tem estado cada vez mais evidente no cenário nacional, pois esse assunto tem uma grande relevância na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Sendo assim, o ensino de Física não poderia ficar de fora d...
Autor principal: | Picanço, Lucas Teixeira |
---|---|
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/829 |
id |
oai:localhost:4321-829 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-8292024-09-03T22:05:06Z O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos Picanço, Lucas Teixeira Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Gomes Júnior, Samuel Rodrigues http://lattes.cnpq.br/5378862551193401 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/439 Física - ensino Óptica geométrica Deficiência auditiva Inclusão CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Atualmente a inclusão educacional de alunos surdos em escolas regulares tem estado cada vez mais evidente no cenário nacional, pois esse assunto tem uma grande relevância na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Sendo assim, o ensino de Física não poderia ficar de fora desse movimento social e político que estamos vivenciando, e pautados nesta perspectiva, esse produto educacional tem como objetivo descrever uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa voltada para um ambiente inclusivo, no âmbito da aprendizagem significativa do conhecimento físico, para estudantes ouvintes e surdos. Este material didático foi elaborado para o ensino de alguns conceitos da óptica geométrica através do tema “os problemas de visão e as lentes corretoras”. E optou-se como orientação a Teoria da Aprendizagem Significativa, os princípios da Educação Inclusiva e o Ensino de Surdos na perspectiva Bilíngue. A implementação desta Unidade de Ensino Potencialmente Significativa possibilita verificar indícios de aprendizagem da óptica geométrica no que se refere aos principais problemas de visão e o funcionamento das lentes esféricas. Este material didático busca promover também o ensino de física para alunos surdos através de uma pedagogia visual que atenda minimamente as diferenças culturais e linguísticas desses alunos, dando ênfase assim a recursos visuais como vídeos, experimentos simples e programas interativos. 2022-05-26T13:16:13Z 2022-05-26 2022-05-26T13:16:13Z 2015-12-15 Outro PICANÇO, Lucas Teixeira. O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos. 2015. 69 f. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/829 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Física - ensino Óptica geométrica Deficiência auditiva Inclusão CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Física - ensino Óptica geométrica Deficiência auditiva Inclusão CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Picanço, Lucas Teixeira O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos |
topic_facet |
Física - ensino Óptica geométrica Deficiência auditiva Inclusão CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
Atualmente a inclusão educacional de alunos surdos em escolas regulares tem
estado cada vez mais evidente no cenário nacional, pois esse assunto tem uma
grande relevância na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária para
todos. Sendo assim, o ensino de Física não poderia ficar de fora desse movimento
social e político que estamos vivenciando, e pautados nesta perspectiva, esse
produto educacional tem como objetivo descrever uma Unidade de Ensino
Potencialmente Significativa voltada para um ambiente inclusivo, no âmbito da
aprendizagem significativa do conhecimento físico, para estudantes ouvintes e
surdos. Este material didático foi elaborado para o ensino de alguns conceitos da
óptica geométrica através do tema “os problemas de visão e as lentes corretoras”. E
optou-se como orientação a Teoria da Aprendizagem Significativa, os princípios da
Educação Inclusiva e o Ensino de Surdos na perspectiva Bilíngue. A implementação
desta Unidade de Ensino Potencialmente Significativa possibilita verificar indícios de
aprendizagem da óptica geométrica no que se refere aos principais problemas de
visão e o funcionamento das lentes esféricas. Este material didático busca promover
também o ensino de física para alunos surdos através de uma pedagogia visual que
atenda minimamente as diferenças culturais e linguísticas desses alunos, dando
ênfase assim a recursos visuais como vídeos, experimentos simples e programas
interativos. |
author_additional |
Cabral Neto, João dos Santos |
author_additionalStr |
Cabral Neto, João dos Santos |
format |
Outro |
author |
Picanço, Lucas Teixeira |
title |
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos |
title_short |
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos |
title_full |
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos |
title_fullStr |
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos |
title_full_unstemmed |
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos |
title_sort |
o ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/829 |
_version_ |
1811330662200770560 |
score |
11.753735 |