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Trabalho de Conclusão de Curso
Uso de sementes artificiais como recurso para o ensino de dispersão por formigas
O estudo de dispersão de sementes visto no 7º ano do ensino fundamental II está relacionado à interação de plantas e animais invertebrados que tornam assuntos mais extensos, dificultando o interesse e a aprendizagem dos alunos. Considerando essa problemática esse trabalho tem por objetivo util...
Autor principal: | Matos, Lilian Caroline Nunes de |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/987 |
Resumo: |
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O estudo de dispersão de sementes visto no 7º ano do ensino fundamental II
está relacionado à interação de plantas e animais invertebrados que tornam
assuntos mais extensos, dificultando o interesse e a aprendizagem dos alunos.
Considerando essa problemática esse trabalho tem por objetivo utilizar
sementes artificiais como recursos para o estudo de dispersão de sementes
por formigas no ensino fundamental II. Para melhor organização do trabalho
utilizamos uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos
para o ensino de dispersão de sementes por formigas com os alunos do 7º ano
de uma escola localizada na cidade de Manaus-AM. Foi elaborado um
protocolo de sementes artificiais para que os alunos observassem o
comportamento das formigas no processo de dispersão. Para coletas de
dados, foi aplicado um questionário contendo respostas abertas e fechadas e
respondidas por 32 alunos. As respostas foram analisadas pelo método de
análise do discurso. Com essa pesquisa foi possível observar que o assunto
dispersão de semente é algo presente no dia-a-dia da maioria dos alunos,
66,7% conseguiram responder adequadamente o conceito de dispersão, 6,0%
deram respostas incompletas e 23,3% não souberam responder. O recurso
didático utilizado funcionou e serviu como iscas para as formigas. Foi possível
observar a interação desse animal com as sementes artificias pelos alunos
presentes na aula de campo. A sequência foi bem aceita pelos alunos, tendo a
aprovação de 75% da turma que demonstraram ter interesse em aprender mais
sobre dispersão. |