Trabalho de Conclusão de Curso

Uso de sementes artificiais como recurso para o ensino de dispersão por formigas

O estudo de dispersão de sementes visto no 7º ano do ensino fundamental II está relacionado à interação de plantas e animais invertebrados que tornam assuntos mais extensos, dificultando o interesse e a aprendizagem dos alunos. Considerando essa problemática esse trabalho tem por objetivo util...

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Autor principal: Matos, Lilian Caroline Nunes de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/987
Resumo:
O estudo de dispersão de sementes visto no 7º ano do ensino fundamental II está relacionado à interação de plantas e animais invertebrados que tornam assuntos mais extensos, dificultando o interesse e a aprendizagem dos alunos. Considerando essa problemática esse trabalho tem por objetivo utilizar sementes artificiais como recursos para o estudo de dispersão de sementes por formigas no ensino fundamental II. Para melhor organização do trabalho utilizamos uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos para o ensino de dispersão de sementes por formigas com os alunos do 7º ano de uma escola localizada na cidade de Manaus-AM. Foi elaborado um protocolo de sementes artificiais para que os alunos observassem o comportamento das formigas no processo de dispersão. Para coletas de dados, foi aplicado um questionário contendo respostas abertas e fechadas e respondidas por 32 alunos. As respostas foram analisadas pelo método de análise do discurso. Com essa pesquisa foi possível observar que o assunto dispersão de semente é algo presente no dia-a-dia da maioria dos alunos, 66,7% conseguiram responder adequadamente o conceito de dispersão, 6,0% deram respostas incompletas e 23,3% não souberam responder. O recurso didático utilizado funcionou e serviu como iscas para as formigas. Foi possível observar a interação desse animal com as sementes artificias pelos alunos presentes na aula de campo. A sequência foi bem aceita pelos alunos, tendo a aprovação de 75% da turma que demonstraram ter interesse em aprender mais sobre dispersão.