Relatório de Pesquisa

Processos de ensino-aprendizagem do adulto na educação popular

Só muito recentemente o desenvolvimento adulto passou a ser estudado pelas teorias do desenvolvimento humano. Os processos de aprendizagem durante décadas referiram-se apenas à infância e à adolescência. Estudos recentes têm fornecido informações importantes quanto às especificidades dos processos d...

ver descrição completa

Autor principal: Ildeneti de Jesus Alves
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1659
Resumo:
Só muito recentemente o desenvolvimento adulto passou a ser estudado pelas teorias do desenvolvimento humano. Os processos de aprendizagem durante décadas referiram-se apenas à infância e à adolescência. Estudos recentes têm fornecido informações importantes quanto às especificidades dos processos de aprendizagem do adulto. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar com base na perspectiva sócio-histórica os processos de ensino-aprendizagem de adultos utilizadas na educação popular no Estado do Amazonas. E como objetivos específicos: Fazer levantamento de projetos de educação popular realizados no Estado do Amazonas; Analisar as concepções teóricas que norteiam esses projetos e suas possíveis implicações para os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos adultos envolvidos nesses projetos. Será realizado um estudo bibliográfico sobre educação popular e processos de desenvolvimento adulto e um levantamento de relatórios e publicações sobre projetos de educação popular do Estado do Amazonas. A partir da revisão de literatura e da análise documental pretende-se identificar as concepções que têm norteado os projetos de educação popular contribuindo com a produção de conhecimentos que subsidiem a organização desses projetos.