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Relatório de Pesquisa
Rigor Cientifico em Geometria Diferencial - superficies de curvatura media constante
A iniciação Científica em Matemática Pura, ao contrário das outras ciências, não ensina o bolsista a fazer pesquisa matemática, mas sim prepara o aluno para alcançar este nível. A matemática requer um árduo trabalho de formação a fim de que se possa usar seus conhecimentos para produzir pesquisa. Ne...
Autor principal: | Ilana Zuila Monteiro Alves |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-17882021-11-26T01:54:55Z Rigor Cientifico em Geometria Diferencial - superficies de curvatura media constante Ilana Zuila Monteiro Alves José Kenedy Martins Geometria diferencial Curvatura média constante CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA A iniciação Científica em Matemática Pura, ao contrário das outras ciências, não ensina o bolsista a fazer pesquisa matemática, mas sim prepara o aluno para alcançar este nível. A matemática requer um árduo trabalho de formação a fim de que se possa usar seus conhecimentos para produzir pesquisa. Neste projeto, o bolsista recebe orientações e treinamento no amadurecimento da lógica matemática e da linguagem científica formal escrita e falada. Assim, a iniciação científica em matemática pura é mais bem realizada através de estudos dirigidos, seminários e palestras que criem na mente do aluno uma base de conhecimento pautada pelo rigor científico no âmbito da escrita, da expressão oral e do pensamento. Este projeto será desenvolvido em dois módulos, a saber: o bolsista realizará um estudo da teoria de Geometria Diferencial Clássica (Módulo A) que será oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática, como parte do Programa de Iniciação Científica da Pós-Graduação em Matemática, em turmas especialmente criadas para atender um conteúdo programático e uma metodologia especial. O orientador ou um dos colaboradores ministrará a disciplina. O bolsista terá um papel também ativo durante a realização desta disciplina, pois o mesmo será solicitado a realizar seminários sobre tópicos do curso. Ao longo dos 12 meses do projeto o bolsista estará desenvolvendo atividades de pesquisa bibliográfica, estudo dirigido e seminários determinados pelo orientador. Estas atividades consistem do que denominamos Módulo B e culmina com a elaboração do relatório final do bolsista onde o mesmo apresentará como principal resultado do projeto, o desenvolvimento alcançado sobre o tema proposto para o mesmo. Ao longo do projeto o bolsista será mantido ou substituído no programa de acordo com o seu desempenho nas avaliações e sua assiduidade nas atividades previstas FAPEAM 2016-09-23T15:07:45Z 2016-09-23T15:07:45Z 2010-07-29 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1788 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Matemática Instituto de Ciências Exatas Programa PIBIC 2009 UFAM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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A iniciação Científica em Matemática Pura, ao contrário das outras ciências, não ensina o bolsista a fazer pesquisa matemática, mas sim prepara o aluno para alcançar este nível. A matemática requer um árduo trabalho de formação a fim de que se possa usar seus conhecimentos para produzir pesquisa. Neste projeto, o bolsista recebe orientações e treinamento no amadurecimento da lógica matemática e da linguagem científica formal escrita e falada. Assim, a iniciação científica em matemática pura é mais bem realizada através de estudos dirigidos, seminários e palestras que criem na mente do aluno uma base de conhecimento pautada pelo rigor científico no âmbito da escrita, da expressão oral e do pensamento.
Este projeto será desenvolvido em dois módulos, a saber: o bolsista realizará um estudo da teoria de Geometria Diferencial Clássica (Módulo A) que será oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática, como parte do Programa de Iniciação Científica da Pós-Graduação em Matemática, em turmas especialmente criadas para atender um conteúdo programático e uma metodologia especial. O orientador ou um dos colaboradores ministrará a disciplina. O bolsista terá um papel também ativo durante a realização desta disciplina, pois o mesmo será solicitado a realizar seminários sobre tópicos do curso. Ao longo dos 12 meses do projeto o bolsista estará desenvolvendo atividades de pesquisa bibliográfica, estudo dirigido e seminários determinados pelo orientador. Estas atividades consistem do que denominamos Módulo B e culmina com a elaboração do relatório final do bolsista onde o mesmo apresentará como principal resultado do projeto, o desenvolvimento alcançado sobre o tema proposto para o mesmo. Ao longo do projeto o bolsista será mantido ou substituído no programa de acordo com o seu desempenho nas avaliações e sua assiduidade nas atividades previstas |
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