Relatório de Pesquisa

Pedagogia musical de Zoltán Kodály

A educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas...

ver descrição completa

Autor principal: Patricia Silva de Araújo
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820
id oai:localhost:prefix-1820
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-18202025-03-10T20:02:09Z Pedagogia musical de Zoltán Kodály Patricia Silva de Araújo Rosemara Staub Barros Zago Educação musical Métodos musicais Música LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES A educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas formais e que os ensinos de musica sejam organizados sendo necessário , portanto, a criação de material pedagógico-musical, como o solfejo relativo e os livros de texto. O ensino do canto como meio para a educação musical e por sua vez acessível a todos deve estar presente como disciplina regular nas escolas formais. A musica deve ser valorizada como atividade que não somente estabelece a base de uma cultura artística mas que influencia com enorme vantagem nas atitudes intelectuais e físicas. É evidente o sucesso na sociedade de uma pessoa que obteve em sua educação a formação musical. A musica faz pessoas mais maduras para o convívio em sociedade. O método kodaly visa que o aluno de musica saiba fazer musica ativamente e com habilidade. Ser capaz de cantar qualquer melodia a vista e de escrever corretamente qualquer melodia ouvida. Este método preocupar-se em como melhorar, como converter a educação musical das crianças em algo útil e pratico dentro das escolas, pois o futuro musical de um lugar depende de sua educação nas escolas. Se temos analfabetismo musical , não temos cultura musical logo não temos pessoal habilitado para a execução da boa musica e nem pessoal dotado de qualidade para apreciar a boa musica. FAPEAM 2016-09-23T15:08:47Z 2016-09-23T15:08:47Z 2010-07-29 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Educação Artística Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Educação musical
Métodos musicais
Música
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Educação musical
Métodos musicais
Música
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Patricia Silva de Araújo
Pedagogia musical de Zoltán Kodály
topic_facet Educação musical
Métodos musicais
Música
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
description A educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas formais e que os ensinos de musica sejam organizados sendo necessário , portanto, a criação de material pedagógico-musical, como o solfejo relativo e os livros de texto. O ensino do canto como meio para a educação musical e por sua vez acessível a todos deve estar presente como disciplina regular nas escolas formais. A musica deve ser valorizada como atividade que não somente estabelece a base de uma cultura artística mas que influencia com enorme vantagem nas atitudes intelectuais e físicas. É evidente o sucesso na sociedade de uma pessoa que obteve em sua educação a formação musical. A musica faz pessoas mais maduras para o convívio em sociedade. O método kodaly visa que o aluno de musica saiba fazer musica ativamente e com habilidade. Ser capaz de cantar qualquer melodia a vista e de escrever corretamente qualquer melodia ouvida. Este método preocupar-se em como melhorar, como converter a educação musical das crianças em algo útil e pratico dentro das escolas, pois o futuro musical de um lugar depende de sua educação nas escolas. Se temos analfabetismo musical , não temos cultura musical logo não temos pessoal habilitado para a execução da boa musica e nem pessoal dotado de qualidade para apreciar a boa musica.
author_additional Rosemara Staub Barros Zago
author_additionalStr Rosemara Staub Barros Zago
format Relatório de Pesquisa
author Patricia Silva de Araújo
title Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_short Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_full Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_fullStr Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_full_unstemmed Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_sort pedagogia musical de zoltán kodály
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820
_version_ 1831969161833611264
score 11.755432