Relatório de Pesquisa

A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de ciências nos anos iniciais

A pesquisa, de cunho bibliográfico baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribuições da Literatura Infantil para o ensino de C...

ver descrição completa

Autor principal: Débora Regina Soares de Oliveira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2242
Resumo:
A pesquisa, de cunho bibliográfico baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribuições da Literatura Infantil para o ensino de Ciências, considerando seu caráter lúdico e atrativo. A Literatura Infantil usada como recurso metodológico para a construção de conceitos no Ensino de Ciências, pode ser um excelente instrumento didático para apresentar à criança conceitos científicos sobre animais, plantas, água, solo, e outros assuntos que fazem parte da curiosidade infantil. Para o alcance deste objetivo, será feita a análise de um livro infantil do escritor amazonense Elson Farias, sugerindo possibilidades metodológicas a partir desta análise, para o ensino de Ciências.