/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira
A reflexão teórica e a investigação empírica no estudo das crenças no ensino-aprendizagem de línguas (LE/L2), no Brasil, é recente, datando dos anos 90 do século passado. Trata-se, portanto, de um tema, na LA brasileira, em que há ainda muito por fazer Mesmo em termos internacionais, 30 anos de pesq...
Autor principal: | Sandra Maria Godinho Gonçalves |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2329 |
id |
oai:localhost:prefix-2329 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-23292021-11-28T20:04:56Z Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira Sandra Maria Godinho Gonçalves Herbert Luiz Braga Ferreira Crenças Ensino Aprendizagem LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES A reflexão teórica e a investigação empírica no estudo das crenças no ensino-aprendizagem de línguas (LE/L2), no Brasil, é recente, datando dos anos 90 do século passado. Trata-se, portanto, de um tema, na LA brasileira, em que há ainda muito por fazer Mesmo em termos internacionais, 30 anos de pesquisa na área, se considerarmos a longa duração histórica, são suficientes apenas para fundar uma tradição de pesquisa sobre o assunto e assegurar a acumulação de um certo corpo de conhecimentos na área, o que, se nos dá algumas respostas às perguntas da pesquisa sobre o tema, deixa-nos, por outro lado, com um vasto terreno a explorar. Em um tema tão elusivo e escorregadio como este afinal é preciso lembrar que a noção de crenças na LA é um construto, isto é, uma elaboração intelectual e conceitual, sobre um fenômeno que não é diretamente observável - uma questão que aparece com muita força é a da relação entre crenças e ação. Se as crenças guiam, ordenam e orientam a ação, como é possível flagrar a relação entre crenças e ação no processo de ensinar e aprender uma LE? As crenças têm uma relação direta com o que acontece na sala de aula de LE ou não? Crenças podem ser um empecilho, ou, ao contrário, facilitar o processo de aquisição de uma LE na sala de aula? Barcelos (2006) ao apontar os caminhos futuros da pesquisa na área afirma que precisamos entender melhor ainda a relação entre contexto, crenças e ações [...] É preciso investigar como acontece essa relação complexa entre crenças e ações. Porque crenças às vezes afetam a ação e às vezes não? (Barcelos, 2006, p. 35). Por outro lado, é preciso investigar as crenças no ensino de LE a partir de crenças mais específicas, em domínios mais precisos deste processo específico de ensino-aprendizagem e, ainda mais, como diz Barcelos (2006) necessitamos investigar crenças em contextos diversos cursos e Letras em instituições particulares, em universidades públicas, cursos de idiomas e continuar a investigação em escolas públicas para que assim possamos chegar a padrões cognitivos entre grupos de professores trabalhando em contextos semelhantes . Voluntário 2016-09-23T15:16:52Z 2016-09-23T15:16:52Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2329 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Línguas e Literaturas Estrangeiras Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Crenças Ensino Aprendizagem LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Crenças Ensino Aprendizagem LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Sandra Maria Godinho Gonçalves Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira |
topic_facet |
Crenças Ensino Aprendizagem LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
A reflexão teórica e a investigação empírica no estudo das crenças no ensino-aprendizagem de línguas (LE/L2), no Brasil, é recente, datando dos anos 90 do século passado. Trata-se, portanto, de um tema, na LA brasileira, em que há ainda muito por fazer Mesmo em termos internacionais, 30 anos de pesquisa na área, se considerarmos a longa duração histórica, são suficientes apenas para fundar uma tradição de pesquisa sobre o assunto e assegurar a acumulação de um certo corpo de conhecimentos na área, o que, se nos dá algumas respostas às perguntas da pesquisa sobre o tema, deixa-nos, por outro lado, com um vasto terreno a explorar. Em um tema tão elusivo e escorregadio como este afinal é preciso lembrar que a noção de crenças na LA é um construto, isto é, uma elaboração intelectual e conceitual, sobre um fenômeno que não é diretamente observável - uma questão que aparece com muita força é a da relação entre crenças e ação. Se as crenças guiam, ordenam e orientam a ação, como é possível flagrar a relação entre crenças e ação no processo de ensinar e aprender uma LE? As crenças têm uma relação direta com o que acontece na sala de aula de LE ou não? Crenças podem ser um empecilho, ou, ao contrário, facilitar o processo de aquisição de uma LE na sala de aula? Barcelos (2006) ao apontar os caminhos futuros da pesquisa na área afirma que precisamos entender melhor ainda a relação entre contexto, crenças e ações [...] É preciso investigar como acontece essa relação complexa entre crenças e ações. Porque crenças às vezes afetam a ação e às vezes não? (Barcelos, 2006, p. 35). Por outro lado, é preciso investigar as crenças no ensino de LE a partir de crenças mais específicas, em domínios mais precisos deste processo específico de ensino-aprendizagem e, ainda mais, como diz Barcelos (2006) necessitamos investigar crenças em contextos diversos cursos e Letras em instituições particulares, em universidades públicas, cursos de idiomas e continuar a investigação em escolas públicas para que assim possamos chegar a padrões cognitivos entre grupos de professores trabalhando em contextos semelhantes . |
author_additional |
Herbert Luiz Braga Ferreira |
author_additionalStr |
Herbert Luiz Braga Ferreira |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Sandra Maria Godinho Gonçalves |
title |
Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira |
title_short |
Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira |
title_full |
Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira |
title_fullStr |
Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de Inglês como língua estrangeira |
title_sort |
crenças e ensino de línguas: uma sala de aula de inglês como língua estrangeira |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2329 |
_version_ |
1831969238677454848 |
score |
11.755432 |