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Relatório de Pesquisa
O papel do feiticeiro na sociedade no Estado do Grão-Pará no século XVIII
Este trabalho tem por objetivo principal demonstrar como a feitiçaria exerceu um papel de destaque na sociedade colonial da Amazônia portuguesa, precisamente no Estado do Grão-Pará no século XVIII, ainda que esta população compactuasse com os dogmas da Igreja Católica que condenava as práticas mágic...
Autor principal: | Jéssyka Sâmya Ladislau Pereira Costa |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-23352025-03-10T20:06:41Z O papel do feiticeiro na sociedade no Estado do Grão-Pará no século XVIII Jéssyka Sâmya Ladislau Pereira Costa Almir Diniz de Carvalho Júnior História colonial da Amazônia História cultural CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA Este trabalho tem por objetivo principal demonstrar como a feitiçaria exerceu um papel de destaque na sociedade colonial da Amazônia portuguesa, precisamente no Estado do Grão-Pará no século XVIII, ainda que esta população compactuasse com os dogmas da Igreja Católica que condenava as práticas mágicas, perseguindo-as através da instituição do Tribunal do Santo Ofício. A pesquisa procura inventariar, através da análise das denúncias e processos criados pela visitação do Tribunal do Santo Ofício ao Grão-Pará entre os anos de 1763 e 1769, quais os tipos de práticas mágicas eram mais "encomendadas" e praticadas pelos feiticeiros para, desta forma, compreender o processo de hibridização destas práticas européias, africanas e indígenas no âmbito da sociedade colonial CNPQ 2016-09-23T15:16:53Z 2016-09-23T15:16:53Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2335 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil História Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
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Este trabalho tem por objetivo principal demonstrar como a feitiçaria exerceu um papel de destaque na sociedade colonial da Amazônia portuguesa, precisamente no Estado do Grão-Pará no século XVIII, ainda que esta população compactuasse com os dogmas da Igreja Católica que condenava as práticas mágicas, perseguindo-as através da instituição do Tribunal do Santo Ofício. A pesquisa procura inventariar, através da análise das denúncias e processos criados pela visitação do Tribunal do Santo Ofício ao Grão-Pará entre os anos de 1763 e 1769, quais os tipos de práticas mágicas eram mais "encomendadas" e praticadas pelos feiticeiros para, desta forma, compreender o processo de hibridização destas práticas européias, africanas e indígenas no âmbito da sociedade colonial |
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