Relatório de Pesquisa

Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte

O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mot...

ver descrição completa

Autor principal: Aline Damaceno Leite
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
SIG
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366
id oai:localhost:prefix-2366
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-23662021-11-17T20:15:29Z Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte Aline Damaceno Leite Geraldo Alves de Souza Manaus Mobilidade SIG CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mototaxistas buscam rotas alternativas para fugirem de trechos com congestionamento de trânsito, o que não acontece com o TC. Assim, este projeto tem por objetivo reconhecer a influência que o sistema viário de Manaus exerce sobre a duração das viagens urbanas e a variação do tempo dedicado a às mesmas por usuários de diferentes modos de transporte (ônibus articulado, convencional, microônibus, automóvel e mototáxi (em áreas da cidade onde este serviço está disponível). Para tanto serão realizadas viagens urbanas nos diferentes modos de transporte tendo em comum o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino). Para este levantamento a bolsista contará com a colaboração de alunos ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidades da Amazônia Brasileira NEPECAB, para que as condições do trânsito sejam idênticas para os diferentes modos. Durante a viagens serão utilizados receptores GPS para coletar pontos do trajeto. Estes pontos, além de permitir reconhecer o itinerário percorrido por cada um dos modos de transporte, conterão o horário de passagem por cada ponto, o que permitirá reconhecer variações na velocidade média da viagem e assim identificar a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens urbanas em Manaus. Um Sistema de Informações Geográficas SIG será utilizado para manipular os itinerários e apoiar a interpretação dos dados levantados. CNPQ 2016-09-23T15:16:59Z 2016-09-23T15:16:59Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Manaus
Mobilidade
SIG
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
spellingShingle Manaus
Mobilidade
SIG
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Aline Damaceno Leite
Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte
topic_facet Manaus
Mobilidade
SIG
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mototaxistas buscam rotas alternativas para fugirem de trechos com congestionamento de trânsito, o que não acontece com o TC. Assim, este projeto tem por objetivo reconhecer a influência que o sistema viário de Manaus exerce sobre a duração das viagens urbanas e a variação do tempo dedicado a às mesmas por usuários de diferentes modos de transporte (ônibus articulado, convencional, microônibus, automóvel e mototáxi (em áreas da cidade onde este serviço está disponível). Para tanto serão realizadas viagens urbanas nos diferentes modos de transporte tendo em comum o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino). Para este levantamento a bolsista contará com a colaboração de alunos ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidades da Amazônia Brasileira NEPECAB, para que as condições do trânsito sejam idênticas para os diferentes modos. Durante a viagens serão utilizados receptores GPS para coletar pontos do trajeto. Estes pontos, além de permitir reconhecer o itinerário percorrido por cada um dos modos de transporte, conterão o horário de passagem por cada ponto, o que permitirá reconhecer variações na velocidade média da viagem e assim identificar a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens urbanas em Manaus. Um Sistema de Informações Geográficas SIG será utilizado para manipular os itinerários e apoiar a interpretação dos dados levantados.
author_additional Geraldo Alves de Souza
author_additionalStr Geraldo Alves de Souza
format Relatório de Pesquisa
author Aline Damaceno Leite
title Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte
title_short Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte
title_full Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte
title_fullStr Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte
title_full_unstemmed Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte
title_sort analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de manaus por diferentes modos de transporte
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366
_version_ 1787137020715335680
score 11.653393