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Relatório de Pesquisa
Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte
O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mot...
Autor principal: | Aline Damaceno Leite |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-23662021-11-17T20:15:29Z Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte Aline Damaceno Leite Geraldo Alves de Souza Manaus Mobilidade SIG CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mototaxistas buscam rotas alternativas para fugirem de trechos com congestionamento de trânsito, o que não acontece com o TC. Assim, este projeto tem por objetivo reconhecer a influência que o sistema viário de Manaus exerce sobre a duração das viagens urbanas e a variação do tempo dedicado a às mesmas por usuários de diferentes modos de transporte (ônibus articulado, convencional, microônibus, automóvel e mototáxi (em áreas da cidade onde este serviço está disponível). Para tanto serão realizadas viagens urbanas nos diferentes modos de transporte tendo em comum o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino). Para este levantamento a bolsista contará com a colaboração de alunos ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidades da Amazônia Brasileira NEPECAB, para que as condições do trânsito sejam idênticas para os diferentes modos. Durante a viagens serão utilizados receptores GPS para coletar pontos do trajeto. Estes pontos, além de permitir reconhecer o itinerário percorrido por cada um dos modos de transporte, conterão o horário de passagem por cada ponto, o que permitirá reconhecer variações na velocidade média da viagem e assim identificar a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens urbanas em Manaus. Um Sistema de Informações Geográficas SIG será utilizado para manipular os itinerários e apoiar a interpretação dos dados levantados. CNPQ 2016-09-23T15:16:59Z 2016-09-23T15:16:59Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mototaxistas buscam rotas alternativas para fugirem de trechos com congestionamento de trânsito, o que não acontece com o TC. Assim, este projeto tem por objetivo reconhecer a influência que o sistema viário de Manaus exerce sobre a duração das viagens urbanas e a variação do tempo dedicado a às mesmas por usuários de diferentes modos de transporte (ônibus articulado, convencional, microônibus, automóvel e mototáxi (em áreas da cidade onde este serviço está disponível). Para tanto serão realizadas viagens urbanas nos diferentes modos de transporte tendo em comum o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino). Para este levantamento a bolsista contará com a colaboração de alunos ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidades da Amazônia Brasileira NEPECAB, para que as condições do trânsito sejam idênticas para os diferentes modos. Durante a viagens serão utilizados receptores GPS para coletar pontos do trajeto. Estes pontos, além de permitir reconhecer o itinerário percorrido por cada um dos modos de transporte, conterão o horário de passagem por cada ponto, o que permitirá reconhecer variações na velocidade média da viagem e assim identificar a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens urbanas em Manaus. Um Sistema de Informações Geográficas SIG será utilizado para manipular os itinerários e apoiar a interpretação dos dados levantados. |
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