Relatório de Pesquisa

A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais

A pesquisa será de cunho bibliográfico e empírico, com abordagem qualitativa e baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, e pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribui...

ver descrição completa

Autor principal: Érica Fritz Semen
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2809
id oai:localhost:prefix-2809
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-28092025-03-10T20:11:11Z A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais Érica Fritz Semen Arlene Araújo Nogueira Ciências Literatura Infantil Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A pesquisa será de cunho bibliográfico e empírico, com abordagem qualitativa e baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, e pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribuições da Literatura Infantil para o ensino de Ciências, considerando seu caráter lúdico e atrativo. A Literatura Infantil usada como recurso metodológico para a construção de conceitos no Ensino de Ciências pode ser um excelente instrumento didático para apresentar à criança conceitos científicos sobre animais, plantas, água, solo, e outros assuntos que fazem parte da curiosidade infantil. Para o alcance deste objetivo, a pesquisa de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática. FAPEAM 2016-09-23T15:21:34Z 2016-09-23T15:21:34Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2809 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Ciências
Literatura Infantil
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Ciências
Literatura Infantil
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Érica Fritz Semen
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
topic_facet Ciências
Literatura Infantil
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa será de cunho bibliográfico e empírico, com abordagem qualitativa e baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, e pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribuições da Literatura Infantil para o ensino de Ciências, considerando seu caráter lúdico e atrativo. A Literatura Infantil usada como recurso metodológico para a construção de conceitos no Ensino de Ciências pode ser um excelente instrumento didático para apresentar à criança conceitos científicos sobre animais, plantas, água, solo, e outros assuntos que fazem parte da curiosidade infantil. Para o alcance deste objetivo, a pesquisa de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.
author_additional Arlene Araújo Nogueira
author_additionalStr Arlene Araújo Nogueira
format Relatório de Pesquisa
author Érica Fritz Semen
title A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_short A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_full A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_fullStr A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_full_unstemmed A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_sort literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de ciências nos anos iniciais
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2809
_version_ 1831969314633154560
score 11.755432