Relatório de Pesquisa

A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis

A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infant...

ver descrição completa

Autor principal: Katriny Alves de Aguiar
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810
id oai:localhost:prefix-2810
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-28102025-03-10T20:10:40Z A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis Katriny Alves de Aguiar Arlene Araújo Nogueira Ciências Canções Infantis Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática. FAPEAM 2016-09-23T15:21:34Z 2016-09-23T15:21:34Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Ciências
Canções Infantis
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Ciências
Canções Infantis
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Katriny Alves de Aguiar
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
topic_facet Ciências
Canções Infantis
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.
author_additional Arlene Araújo Nogueira
author_additionalStr Arlene Araújo Nogueira
format Relatório de Pesquisa
author Katriny Alves de Aguiar
title A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_short A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_full A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_fullStr A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_full_unstemmed A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_sort literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de ciências: trabalhando como canções infantis
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810
_version_ 1831969314816655360
score 11.755432