/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infant...
Autor principal: | Katriny Alves de Aguiar |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810 |
id |
oai:localhost:prefix-2810 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-28102025-03-10T20:10:40Z A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis Katriny Alves de Aguiar Arlene Araújo Nogueira Ciências Canções Infantis Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática. FAPEAM 2016-09-23T15:21:34Z 2016-09-23T15:21:34Z 2012-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Ciências Canções Infantis Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Ciências Canções Infantis Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Katriny Alves de Aguiar A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
topic_facet |
Ciências Canções Infantis Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática. |
author_additional |
Arlene Araújo Nogueira |
author_additionalStr |
Arlene Araújo Nogueira |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Katriny Alves de Aguiar |
title |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_short |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_full |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_fullStr |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_full_unstemmed |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_sort |
literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de ciências: trabalhando como canções infantis |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810 |
_version_ |
1831969314816655360 |
score |
11.755432 |