Relatório de Pesquisa

Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos

O ensino médio compreende a última etapa da educação básica, assim definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/1996. A química é umas das disciplinas encontradas na composição curricular deste nível de ensino inserida dentro da grande área denominada de Ciências da Nat...

ver descrição completa

Autor principal: Zaquel de Brito Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3264
id oai:localhost:prefix-3264
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-32642021-11-10T17:28:25Z Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos Zaquel de Brito Santos Nara Maciel Falcão Lima Ensino de química Ensino médio Interdisciplinaridade CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O ensino médio compreende a última etapa da educação básica, assim definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/1996. A química é umas das disciplinas encontradas na composição curricular deste nível de ensino inserida dentro da grande área denominada de Ciências da Natureza: matemática e suas tecnologias, conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Segundo esta proposta, a intenção é que a partir desta organização, as disciplinas possam ser trabalhadas de modo interdisciplinar superando com isso a visão histórica de disciplinas estanques com pouca relação com as atividades cotidianas vivenciadas pelo alunado. Desse modo, este estudo busca investigar os fatores que dificultam o processo de aprendizagem da química em turmas de ensino médio. Para isso será desenvolvido um trabalho de campo junto aos professores de química de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Coari e também com os alunos das três séries deste nível de ensino. Sendo selecionada uma turma de cada série do ensino médio do turno noturno. FAPEAM 2016-09-23T15:26:03Z 2016-09-23T15:26:03Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3264 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Ensino de química
Ensino médio
Interdisciplinaridade
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Ensino de química
Ensino médio
Interdisciplinaridade
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Zaquel de Brito Santos
Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos
topic_facet Ensino de química
Ensino médio
Interdisciplinaridade
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O ensino médio compreende a última etapa da educação básica, assim definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/1996. A química é umas das disciplinas encontradas na composição curricular deste nível de ensino inserida dentro da grande área denominada de Ciências da Natureza: matemática e suas tecnologias, conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Segundo esta proposta, a intenção é que a partir desta organização, as disciplinas possam ser trabalhadas de modo interdisciplinar superando com isso a visão histórica de disciplinas estanques com pouca relação com as atividades cotidianas vivenciadas pelo alunado. Desse modo, este estudo busca investigar os fatores que dificultam o processo de aprendizagem da química em turmas de ensino médio. Para isso será desenvolvido um trabalho de campo junto aos professores de química de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Coari e também com os alunos das três séries deste nível de ensino. Sendo selecionada uma turma de cada série do ensino médio do turno noturno.
author_additional Nara Maciel Falcão Lima
author_additionalStr Nara Maciel Falcão Lima
format Relatório de Pesquisa
author Zaquel de Brito Santos
title Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos
title_short Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos
title_full Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos
title_fullStr Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos
title_full_unstemmed Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos
title_sort química no ensino médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3264
_version_ 1787137134586494976
score 11.674752