/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos
O ensino médio compreende a última etapa da educação básica, assim definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/1996. A química é umas das disciplinas encontradas na composição curricular deste nível de ensino inserida dentro da grande área denominada de Ciências da Nat...
Autor principal: | Zaquel de Brito Santos |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3264 |
id |
oai:localhost:prefix-3264 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-32642021-11-10T17:28:25Z Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos Zaquel de Brito Santos Nara Maciel Falcão Lima Ensino de química Ensino médio Interdisciplinaridade CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O ensino médio compreende a última etapa da educação básica, assim definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/1996. A química é umas das disciplinas encontradas na composição curricular deste nível de ensino inserida dentro da grande área denominada de Ciências da Natureza: matemática e suas tecnologias, conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Segundo esta proposta, a intenção é que a partir desta organização, as disciplinas possam ser trabalhadas de modo interdisciplinar superando com isso a visão histórica de disciplinas estanques com pouca relação com as atividades cotidianas vivenciadas pelo alunado. Desse modo, este estudo busca investigar os fatores que dificultam o processo de aprendizagem da química em turmas de ensino médio. Para isso será desenvolvido um trabalho de campo junto aos professores de química de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Coari e também com os alunos das três séries deste nível de ensino. Sendo selecionada uma turma de cada série do ensino médio do turno noturno. FAPEAM 2016-09-23T15:26:03Z 2016-09-23T15:26:03Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3264 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino de química Ensino médio Interdisciplinaridade CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Ensino de química Ensino médio Interdisciplinaridade CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Zaquel de Brito Santos Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos |
topic_facet |
Ensino de química Ensino médio Interdisciplinaridade CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O ensino médio compreende a última etapa da educação básica, assim definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/1996. A química é umas das disciplinas encontradas na composição curricular deste nível de ensino inserida dentro da grande área denominada de Ciências da Natureza: matemática e suas tecnologias, conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Segundo esta proposta, a intenção é que a partir desta organização, as disciplinas possam ser trabalhadas de modo interdisciplinar superando com isso a visão histórica de disciplinas estanques com pouca relação com as atividades cotidianas vivenciadas pelo alunado. Desse modo, este estudo busca investigar os fatores que dificultam o processo de aprendizagem da química em turmas de ensino médio. Para isso será desenvolvido um trabalho de campo junto aos professores de química de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Coari e também com os alunos das três séries deste nível de ensino. Sendo selecionada uma turma de cada série do ensino médio do turno noturno. |
author_additional |
Nara Maciel Falcão Lima |
author_additionalStr |
Nara Maciel Falcão Lima |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Zaquel de Brito Santos |
title |
Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos |
title_short |
Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos |
title_full |
Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos |
title_fullStr |
Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos |
title_full_unstemmed |
Química no Ensino Médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos |
title_sort |
química no ensino médio: um estudo sobre os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3264 |
_version_ |
1787137134586494976 |
score |
11.674752 |