/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o de...
Autor principal: | Adriana de Souza Santos |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278 |
id |
oai:localhost:prefix-3278 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-32782021-11-11T20:03:30Z A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil Adriana de Souza Santos Maria Rita Santos da Silva Criança Desenho Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo da temática apresentada é fruto das inquietações vivenciadas no curso de Pedagogia, em especial, em discussões com foco na correlação entre a teoria e a prática, quanto a atuação profissional docente, principalmente nas disciplinas A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades. Voluntário 2016-09-23T15:26:06Z 2016-09-23T15:26:06Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Criança Desenho Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Criança Desenho Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Adriana de Souza Santos A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil |
topic_facet |
Criança Desenho Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo da temática apresentada é fruto das inquietações vivenciadas no curso de Pedagogia, em especial, em discussões com foco na correlação entre a teoria e a prática, quanto a atuação profissional docente, principalmente nas disciplinas A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades. |
author_additional |
Maria Rita Santos da Silva |
author_additionalStr |
Maria Rita Santos da Silva |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Adriana de Souza Santos |
title |
A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil |
title_short |
A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil |
title_full |
A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil |
title_fullStr |
A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil |
title_sort |
criança e o desenho: atuação docente na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278 |
_version_ |
1787137136684695552 |
score |
11.674684 |