Relatório de Pesquisa

A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil

Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o de...

ver descrição completa

Autor principal: Adriana de Souza Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278
id oai:localhost:prefix-3278
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-32782021-11-11T20:03:30Z A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil Adriana de Souza Santos Maria Rita Santos da Silva Criança Desenho Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo da temática apresentada é fruto das inquietações vivenciadas no curso de Pedagogia, em especial, em discussões com foco na correlação entre a teoria e a prática, quanto a atuação profissional docente, principalmente nas disciplinas A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades. Voluntário 2016-09-23T15:26:06Z 2016-09-23T15:26:06Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Criança
Desenho
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Criança
Desenho
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Adriana de Souza Santos
A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
topic_facet Criança
Desenho
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este projeto de pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, tem por objetivo trazer à discussão a relação que se estabelece entre a teoria e a prática pedagógica desenvolvida nas escolas de Educação Infantil, tendo como estratégia de intervenção pedagógica o desenho. Apresenta o tema A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil . O estudo da temática apresentada é fruto das inquietações vivenciadas no curso de Pedagogia, em especial, em discussões com foco na correlação entre a teoria e a prática, quanto a atuação profissional docente, principalmente nas disciplinas A criança e as artes e também A criança e a linguagem oral, escrita e visual , cujas leituras e debates nos fazem refletir sobre o universo infantil e como a prática docente influencia no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. Assim, o desenho, além de ser uma forma de comunicação social é um dos elementos que retrata a visão de mundo e de tudo aquilo que faz parte do cotidiano da criança, ou seja, revela as experiências vivenciadas na família, na escola, os medos e os conflitos que a rodeia, o que torna a atuação docente fundamental no processo de desenvolvimento infantil, podendo ainda, ajudar a criança na superação de suas reais dificuldades. Daí a relevância do estudo sobre o tema proposto, na perspectiva de que, ao concluírem o curso, o estudante do curso de Pedagogia possa atuar com crianças da Educação Infantil, inserindo em suas práticas educativas o desenho como estratégia pedagógica para melhor conhecer o universo infantil e ajudar a criança a superar suas reais dificuldades.
author_additional Maria Rita Santos da Silva
author_additionalStr Maria Rita Santos da Silva
format Relatório de Pesquisa
author Adriana de Souza Santos
title A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_short A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_full A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_fullStr A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_full_unstemmed A criança e o desenho: atuação docente na Educação Infantil
title_sort criança e o desenho: atuação docente na educação infantil
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3278
_version_ 1787137136684695552
score 11.674684