Relatório de Pesquisa

Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos

Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambie...

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Autor principal: Lucimar Silva dos Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3286
Resumo:
Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambiente e do conhecimento das relações interativas dos ecossistemas. Neste encontro, foram inseridos discursos relacionados às questões ambientais, levando-se em consideração que o PCN (Parâmetro Curricular Nacional) sugeriu que tais discursos fossem trabalhados em sala de aula. Delineia-se neste momento, a perspectiva da análise ambiental da Geografia. Neste contexto, o presente projeto tem como ponto de partida a proposta de realizar uma sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos, considerando que este é o principal instrumento do professor no momento da programação de suas aulas, na condição de construtores de saberes e educadores. Sendo assim, é preciso levar em consideração à importância de tal análise.