/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambie...
Autor principal: | Lucimar Silva dos Santos |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3286 |
Resumo: |
---|
Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambiente e do conhecimento das relações interativas dos ecossistemas. Neste encontro, foram inseridos discursos relacionados às questões ambientais, levando-se em consideração que o PCN (Parâmetro Curricular Nacional) sugeriu que tais discursos fossem trabalhados em sala de aula. Delineia-se neste momento, a perspectiva da análise ambiental da Geografia. Neste contexto, o presente projeto tem como ponto de partida a proposta de realizar uma sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos, considerando que este é o principal instrumento do professor no momento da programação de suas aulas, na condição de construtores de saberes e educadores. Sendo assim, é preciso levar em consideração à importância de tal análise. |