/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambie...
Autor principal: | Lucimar Silva dos Santos |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3286 |
id |
oai:localhost:prefix-3286 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-32862021-11-17T20:42:14Z Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos Lucimar Silva dos Santos Adorea Rebello da Cunha Albuquerque Geografia Pesquisa Ensino CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambiente e do conhecimento das relações interativas dos ecossistemas. Neste encontro, foram inseridos discursos relacionados às questões ambientais, levando-se em consideração que o PCN (Parâmetro Curricular Nacional) sugeriu que tais discursos fossem trabalhados em sala de aula. Delineia-se neste momento, a perspectiva da análise ambiental da Geografia. Neste contexto, o presente projeto tem como ponto de partida a proposta de realizar uma sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos, considerando que este é o principal instrumento do professor no momento da programação de suas aulas, na condição de construtores de saberes e educadores. Sendo assim, é preciso levar em consideração à importância de tal análise. CNPQ 2016-09-23T15:26:08Z 2016-09-23T15:26:08Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3286 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Geografia Pesquisa Ensino CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
spellingShingle |
Geografia Pesquisa Ensino CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Lucimar Silva dos Santos Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos |
topic_facet |
Geografia Pesquisa Ensino CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
description |
Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambiente e do conhecimento das relações interativas dos ecossistemas. Neste encontro, foram inseridos discursos relacionados às questões ambientais, levando-se em consideração que o PCN (Parâmetro Curricular Nacional) sugeriu que tais discursos fossem trabalhados em sala de aula. Delineia-se neste momento, a perspectiva da análise ambiental da Geografia. Neste contexto, o presente projeto tem como ponto de partida a proposta de realizar uma sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos, considerando que este é o principal instrumento do professor no momento da programação de suas aulas, na condição de construtores de saberes e educadores. Sendo assim, é preciso levar em consideração à importância de tal análise. |
author_additional |
Adorea Rebello da Cunha Albuquerque |
author_additionalStr |
Adorea Rebello da Cunha Albuquerque |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Lucimar Silva dos Santos |
title |
Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos |
title_short |
Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos |
title_full |
Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos |
title_fullStr |
Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos |
title_sort |
sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3286 |
_version_ |
1787137137859100672 |
score |
11.687526 |