Relatório de Pesquisa

Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos

Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambie...

ver descrição completa

Autor principal: Lucimar Silva dos Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3286
id oai:localhost:prefix-3286
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-32862021-11-17T20:42:14Z Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos Lucimar Silva dos Santos Adorea Rebello da Cunha Albuquerque Geografia Pesquisa Ensino CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambiente e do conhecimento das relações interativas dos ecossistemas. Neste encontro, foram inseridos discursos relacionados às questões ambientais, levando-se em consideração que o PCN (Parâmetro Curricular Nacional) sugeriu que tais discursos fossem trabalhados em sala de aula. Delineia-se neste momento, a perspectiva da análise ambiental da Geografia. Neste contexto, o presente projeto tem como ponto de partida a proposta de realizar uma sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos, considerando que este é o principal instrumento do professor no momento da programação de suas aulas, na condição de construtores de saberes e educadores. Sendo assim, é preciso levar em consideração à importância de tal análise. CNPQ 2016-09-23T15:26:08Z 2016-09-23T15:26:08Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3286 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Geografia
Pesquisa
Ensino
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
spellingShingle Geografia
Pesquisa
Ensino
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Lucimar Silva dos Santos
Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
topic_facet Geografia
Pesquisa
Ensino
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description Conforme Sanches (2005), a Geografia Física passou por uma discriminação nos anos 1960 a 1980. Entretanto, o Encontro Mundial do Meio Ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), foi muito importante para esta fase, pois possibilitou uma retomada da necessidade de preservação do ambiente e do conhecimento das relações interativas dos ecossistemas. Neste encontro, foram inseridos discursos relacionados às questões ambientais, levando-se em consideração que o PCN (Parâmetro Curricular Nacional) sugeriu que tais discursos fossem trabalhados em sala de aula. Delineia-se neste momento, a perspectiva da análise ambiental da Geografia. Neste contexto, o presente projeto tem como ponto de partida a proposta de realizar uma sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos, considerando que este é o principal instrumento do professor no momento da programação de suas aulas, na condição de construtores de saberes e educadores. Sendo assim, é preciso levar em consideração à importância de tal análise.
author_additional Adorea Rebello da Cunha Albuquerque
author_additionalStr Adorea Rebello da Cunha Albuquerque
format Relatório de Pesquisa
author Lucimar Silva dos Santos
title Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
title_short Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
title_full Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
title_fullStr Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
title_full_unstemmed Sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
title_sort sistematização e análise crítica dos conteúdos de geografia física nos livros didáticos
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3286
_version_ 1787137137859100672
score 11.653393