Relatório de Pesquisa

O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental

A Educação Ambiental (EA) teve ser vista como um dos instrumentos para o enfrentamento da problemática ambiental, uma vez que fornece condições necessárias para a compreensão de forma crítica desta problemática sejam elas globais, regionais ou locais. Neste sentido este projeto tem como principal...

ver descrição completa

Autor principal: Izabel Cristina de Lima Nascimento
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3675
id oai:localhost:prefix-3675
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-36752025-03-10T20:20:03Z O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental Izabel Cristina de Lima Nascimento Viviane Vidal da Silva Formação de Professores Ensino Fundamental Educação Ambiental CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA A Educação Ambiental (EA) teve ser vista como um dos instrumentos para o enfrentamento da problemática ambiental, uma vez que fornece condições necessárias para a compreensão de forma crítica desta problemática sejam elas globais, regionais ou locais. Neste sentido este projeto tem como principal objetivo analisar a concepç!ão que os professores do Ensino Fundamental(do 6a ao 9a anos) possui sobre a Educação Ambiental. Para tanto serão realizadas entrevista semi-estruturas com os professores dos diferentes componentes curriculares das Escolas do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Humaitá. Os dados serão analisados a partir de uma proposta histórico-crítico, com fundamentação no Método Dialético, permitindo desta forma uma apreensão radical da realidade. Esse método tem como pressuposto que a análise parte da totalidade, buscando entender as partes que a compõem, e recompondo assim uma nova síntese que não se configura como permanente, mas encontra-se sujeita a novas análises e transformações. Desta forma os resultados gerados por esta pesquisa podem subsidiar tanto o processo de formação de professores do próprio Instituto de Agricultura e Ambiente, mas também no processo de formação continuada dos professores que já atuam no município, permitindo uma aproximação da Universidade com a sociedade local. Pois a Educação pode fomentar a reflexão dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, buscando o desenvolvimento do ensino voltado para uma prática crítica e transformadora da sociedade. FAPEAM 2016-09-23T15:38:58Z 2016-09-23T15:38:58Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3675 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Formação de Professores
Ensino Fundamental
Educação Ambiental
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
spellingShingle Formação de Professores
Ensino Fundamental
Educação Ambiental
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
Izabel Cristina de Lima Nascimento
O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental
topic_facet Formação de Professores
Ensino Fundamental
Educação Ambiental
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
description A Educação Ambiental (EA) teve ser vista como um dos instrumentos para o enfrentamento da problemática ambiental, uma vez que fornece condições necessárias para a compreensão de forma crítica desta problemática sejam elas globais, regionais ou locais. Neste sentido este projeto tem como principal objetivo analisar a concepç!ão que os professores do Ensino Fundamental(do 6a ao 9a anos) possui sobre a Educação Ambiental. Para tanto serão realizadas entrevista semi-estruturas com os professores dos diferentes componentes curriculares das Escolas do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Humaitá. Os dados serão analisados a partir de uma proposta histórico-crítico, com fundamentação no Método Dialético, permitindo desta forma uma apreensão radical da realidade. Esse método tem como pressuposto que a análise parte da totalidade, buscando entender as partes que a compõem, e recompondo assim uma nova síntese que não se configura como permanente, mas encontra-se sujeita a novas análises e transformações. Desta forma os resultados gerados por esta pesquisa podem subsidiar tanto o processo de formação de professores do próprio Instituto de Agricultura e Ambiente, mas também no processo de formação continuada dos professores que já atuam no município, permitindo uma aproximação da Universidade com a sociedade local. Pois a Educação pode fomentar a reflexão dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, buscando o desenvolvimento do ensino voltado para uma prática crítica e transformadora da sociedade.
author_additional Viviane Vidal da Silva
author_additionalStr Viviane Vidal da Silva
format Relatório de Pesquisa
author Izabel Cristina de Lima Nascimento
title O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental
title_short O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental
title_full O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental
title_fullStr O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental
title_sort o professor e a educação ambiental no ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3675
_version_ 1831969463075864576
score 11.755432