/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental
A Educação Ambiental (EA) teve ser vista como um dos instrumentos para o enfrentamento da problemática ambiental, uma vez que fornece condições necessárias para a compreensão de forma crítica desta problemática sejam elas globais, regionais ou locais. Neste sentido este projeto tem como principal...
Autor principal: | Izabel Cristina de Lima Nascimento |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3675 |
id |
oai:localhost:prefix-3675 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-36752025-03-10T20:20:03Z O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental Izabel Cristina de Lima Nascimento Viviane Vidal da Silva Formação de Professores Ensino Fundamental Educação Ambiental CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA A Educação Ambiental (EA) teve ser vista como um dos instrumentos para o enfrentamento da problemática ambiental, uma vez que fornece condições necessárias para a compreensão de forma crítica desta problemática sejam elas globais, regionais ou locais. Neste sentido este projeto tem como principal objetivo analisar a concepç!ão que os professores do Ensino Fundamental(do 6a ao 9a anos) possui sobre a Educação Ambiental. Para tanto serão realizadas entrevista semi-estruturas com os professores dos diferentes componentes curriculares das Escolas do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Humaitá. Os dados serão analisados a partir de uma proposta histórico-crítico, com fundamentação no Método Dialético, permitindo desta forma uma apreensão radical da realidade. Esse método tem como pressuposto que a análise parte da totalidade, buscando entender as partes que a compõem, e recompondo assim uma nova síntese que não se configura como permanente, mas encontra-se sujeita a novas análises e transformações. Desta forma os resultados gerados por esta pesquisa podem subsidiar tanto o processo de formação de professores do próprio Instituto de Agricultura e Ambiente, mas também no processo de formação continuada dos professores que já atuam no município, permitindo uma aproximação da Universidade com a sociedade local. Pois a Educação pode fomentar a reflexão dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, buscando o desenvolvimento do ensino voltado para uma prática crítica e transformadora da sociedade. FAPEAM 2016-09-23T15:38:58Z 2016-09-23T15:38:58Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3675 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Formação de Professores Ensino Fundamental Educação Ambiental CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA |
spellingShingle |
Formação de Professores Ensino Fundamental Educação Ambiental CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA Izabel Cristina de Lima Nascimento O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental |
topic_facet |
Formação de Professores Ensino Fundamental Educação Ambiental CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA |
description |
A Educação Ambiental (EA) teve ser vista como um dos instrumentos para o enfrentamento da problemática ambiental, uma vez que fornece condições necessárias para a compreensão de forma crítica desta problemática sejam elas globais, regionais ou locais. Neste sentido este projeto tem como principal objetivo analisar a concepç!ão que os professores do Ensino Fundamental(do 6a ao 9a anos) possui sobre a Educação Ambiental. Para tanto serão realizadas entrevista semi-estruturas com os professores dos diferentes componentes curriculares das Escolas do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Humaitá. Os dados serão analisados a partir de uma proposta histórico-crítico, com fundamentação no Método Dialético, permitindo desta forma uma apreensão radical da realidade. Esse método tem como pressuposto que a análise parte da totalidade, buscando entender as partes que a compõem, e recompondo assim uma nova síntese que não se configura como permanente, mas encontra-se sujeita a novas análises e transformações. Desta forma os resultados gerados por esta pesquisa podem subsidiar tanto o processo de formação de professores do próprio Instituto de Agricultura e Ambiente, mas também no processo de formação continuada dos professores que já atuam no município, permitindo uma aproximação da Universidade com a sociedade local. Pois a Educação pode fomentar a reflexão dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, buscando o desenvolvimento do ensino voltado para uma prática crítica e transformadora da sociedade. |
author_additional |
Viviane Vidal da Silva |
author_additionalStr |
Viviane Vidal da Silva |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Izabel Cristina de Lima Nascimento |
title |
O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental |
title_short |
O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental |
title_full |
O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental |
title_sort |
o professor e a educação ambiental no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3675 |
_version_ |
1831969463075864576 |
score |
11.755432 |