Relatório de Pesquisa

Negligência na educação infantil: aspectos da família e da escola

Vivemos em uma sociedade marcada e regida pela lógica neoliberal, onde o mercado e suas nuances imprimem em nossas ações atitudes que muitas vezes distorcem a dinâmica de vida ao qual estamos acostumados. Dentre essas atitudes percebemos as mudanças na estruturação familiar como o fato de cada vez m...

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Autor principal: Vanessa Figueiredo de Carvalho
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4160
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spelling oai:localhost:prefix-41602025-03-10T20:24:10Z Negligência na educação infantil: aspectos da família e da escola Vanessa Figueiredo de Carvalho Francisca Maria Coelho Cavalcanti Educação infantil Negligência Família e escola CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Vivemos em uma sociedade marcada e regida pela lógica neoliberal, onde o mercado e suas nuances imprimem em nossas ações atitudes que muitas vezes distorcem a dinâmica de vida ao qual estamos acostumados. Dentre essas atitudes percebemos as mudanças na estruturação familiar como o fato de cada vez mais mulheres ingressando no mercado de trabalho. Muitas delas acabam, como consequência, abrindo mão do cuidado e atenção que deveriam dispensar aos seus filhos pequenos em idade de ingresso e permanência na educação infantil. A negligência é uma forma de maus tratos em que o prestador de cuidados à criança se mostra continuamente incapaz de prestar os cuidados e a proteção necessários ao seu normal desenvolvimento. A negligência inclui a falta de todo o tipo de cuidados necessários ao bem estar da criança, tais como alimentação adequada, higiene, vestuário, cuidados médicos, afeto, atenção, vigilância e educação. Família e escola são instituições com finalidades que tem um objetivo em comum, o aprendiz. Porém, se a família não cumpre sua função, isso reflete diretamente na escolarização das crianças pequena, fazendo com que a escola supra as necessidades que a família por qualquer motivo deixou de cumprir. Isso caracteriza desvio de função e o maior prejudicado nisso é quem está diretamente ligado a esse processo. Da mesma forma, se a escola em sua função social não cumpre satisfatoriamente seu compromisso profissional, ou seja, a educação para um melhor e maior desenvolvimento integral da criança, ela está negligenciando e retirando direitos essenciais na ampliação e solidificação do futuro cidadão. Nesse sentido, um dos temas que merece relevância por estar tanto na família quanto na escola é a questão da negligencia. Nem a família e nem a escola pode negligenciar uma criança, pois ambas têm o dever de cuidá-las e protege-las para que o desenvolvimento saudável e integro seja assegurado. Quem deve cuidar da criança, isso já é sabido e incontestável, porém devemos esclarecer, quem cuida do que? Quais aspectos são negligenciados pela família e quais pela escola? Uma vez que ambas são corresponsáveis pelo desenvolvimento biopsicossocial das crianças pequenas. Com base no exposto esta pesquisa terá uma abordagem qualitativa e quantitativa, objetivando a complementação, pois apesar de serem distintas tendem a levar ao melhor entendimento do fenômeno estudado; neste sentido estabelecem uma interação para melhor delinear as negligências na educação infantil. Voluntário 2016-09-23T15:41:04Z 2016-09-23T15:41:04Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4160 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM
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