/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
As brincadeiras tradicionais e processo pedagógico na Educação Infantil
Este projeto de iniciação científica busca investigar o caráter educativo nas brincadeiras tradicionais na formação da criança, atentando para a formação de processos de identidade e da dinâmica pedagógica na escola da educação infantil. O projeto parte de perspectiva dos fundamentos da educação (p...
Autor principal: | Aldilza Gonçalves Viana |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4211 |
Resumo: |
---|
Este projeto de iniciação científica busca investigar o caráter educativo nas brincadeiras tradicionais na formação da criança, atentando para a formação de processos de identidade e da dinâmica pedagógica na escola da educação infantil.
O projeto parte de perspectiva dos fundamentos da educação (psicologia e antropologia) entendendo que as brincadeiras e os jogos se constituem em fator de desenvolvimento da criança, nos aspectos da imaginação, da corporeidade, da afetividade, estando diretamente relacionados com a apropriação dos códigos culturais, dos modos de comportamento da cultural adulta.
O projeto tem como perspectiva metodológica a investigação bibliográfica e documental, centradas na literatura acerca da cultura e brincadeira infantil, bem como dos materiais didáticos oficiais do Ministério da Educação para a Educação infantil. |