Relatório de Pesquisa

As brincadeiras tradicionais e processo pedagógico na Educação Infantil

Este projeto de iniciação científica busca investigar o caráter educativo nas brincadeiras tradicionais na formação da criança, atentando para a formação de processos de identidade e da dinâmica pedagógica na escola da educação infantil. O projeto parte de perspectiva dos fundamentos da educação (p...

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Autor principal: Aldilza Gonçalves Viana
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4211
Resumo:
Este projeto de iniciação científica busca investigar o caráter educativo nas brincadeiras tradicionais na formação da criança, atentando para a formação de processos de identidade e da dinâmica pedagógica na escola da educação infantil. O projeto parte de perspectiva dos fundamentos da educação (psicologia e antropologia) entendendo que as brincadeiras e os jogos se constituem em fator de desenvolvimento da criança, nos aspectos da imaginação, da corporeidade, da afetividade, estando diretamente relacionados com a apropriação dos códigos culturais, dos modos de comportamento da cultural adulta. O projeto tem como perspectiva metodológica a investigação bibliográfica e documental, centradas na literatura acerca da cultura e brincadeira infantil, bem como dos materiais didáticos oficiais do Ministério da Educação para a Educação infantil.