Relatório de Pesquisa

O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras

Este projeto de pesquisa tem por base os estudos de fundamentação acerca do desenvolvimento da criança, pautado nos aspectos dos jogos, das brincadeiras e brinquedos. De modo geral, nas escolas da Educação infantil, esses aspectos são tomados segundo uma abordagem recreativa, ou mesmo de ludicidade,...

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Autor principal: Andréia Henrique da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4212
Resumo:
Este projeto de pesquisa tem por base os estudos de fundamentação acerca do desenvolvimento da criança, pautado nos aspectos dos jogos, das brincadeiras e brinquedos. De modo geral, nas escolas da Educação infantil, esses aspectos são tomados segundo uma abordagem recreativa, ou mesmo de ludicidade, comprometendo a força propulsora que os jogos e as brincadeiras representam para o desenvolvimento da criança. Em verdade, os jogos e as brincadeiras estão na base no desenvolvimento humano, desde as fases da primeira infância, quando a criança adquire a linguagem e realiza simbolização, até os momentos de socialização, de troca afetiva e cultural com os adultos. Com a importância cada vez maior da Educação Infantil, da obrigatoriedade de matricula das crianças a partir dos quatro anos de idade, as Escolas começam a se organizar de modo diferenciado, tendo que proceder a ajustes de organização dos espaços, dos tempos e da logística de funcionamento do processo pedagógico com crianças pequenas. Não obstante, as bases de fundamentação ainda se apresentam limitadas, requerendo continuo investimento para a compreensão do que significa o brincar e o jogar na educação infantil. Este projeto de pesquisa pretende investigar os fundamentos dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança na educação infantil,ressaltando os aspectos do desenvolvimento cognitivo, da linguagem, corporeidade, afetividade. Como resultado do estudo, busca produzir referencias que orientem os processos de planejamento e intervenção nas escolas da Educação Infantil. A referencia teórica do projeto esta assentada nos estudos de Piaget e Vigotsky, salientando os conceitos chaves de formação simbólica, imaginação, imitação, relações da criança com o universo da cultura. A intenção não é colocar os autores em confronto, mas buscar evidenciar as contribuições de ambos para o entendimento do jogo, da brincadeira e do brinquedo para o desenvolvimento da criança. Como pesquisa bibliográfica, outros autores serão tratados, tais como Kishimoto.