Relatório de Pesquisa

O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos

Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, tornase pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida,...

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Autor principal: Laura Gomes Arruda Oliveira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4752
Resumo:
Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, tornase pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida, nos comportamentos, nas formas de interação, apropriação, na construção do conhecimento, nas relações entre as crianças e o mundo adulto. Essas modificações se apresentam de modo complexo, no contexto da sociedade global e nos espaços locais, nas cidades, no meio rural; produzindo novas formas de relações, imagens e problemas para a formação e educação das crianças. No conjunto dessas modificações, destacam-se as sucessivas inovações tecnológicas, na indústria cultural, os jogos eletrônicos, nos padrões de consumo, relações no espaço urbano e ambiental. Tudo isso aponta para situações diferenciadas de convívio, interação e aprendizagem, as quais interpelam os sujeitos crianças. As relações sociais assumem um papel fundamental, pois é através delas que as crianças desenvolvem a linguagem e se constituem como sujeito ativo. Ou seja, a linguagem, assume uma natureza social, cultural e histórica. Assim, a criança passa a ser vista como sujeito de interação e com condições para transitar, por diferentes discursos, em diferentes modalidades (oral e escrita).