Relatório de Pesquisa

Um estudo sobre a competência linguística dos alunos ingressantes no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM

Nessa pesquisa pretende-se traçar um perfil dos alunos ingressantes do curso com a finalidade de compor um projeto político que esteja afinado com a realidade do ensino do Amazonas, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do e...

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Autor principal: Ana Karoline Batista Leite
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4264
Resumo:
Nessa pesquisa pretende-se traçar um perfil dos alunos ingressantes do curso com a finalidade de compor um projeto político que esteja afinado com a realidade do ensino do Amazonas, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. Nos últimos anos tem-se notado uma grande preocupação de linguistas e de estudiosos de educação, principalmente nas instituições de ensino superior, sobre a forma e a necessidade de transformação nos modos de encarar o ensino de língua materna nas escolas de ensino fundamental e médio. Nessas instituições é crescente as reflexões sobre como se ainda ensina prescrições da doutrina gramatical tradicional dos compêndios normativos (Bagno, 2002 p. 13). As contribuições dessas reflexões e dessas críticas ampliam o objeto de estudo e nos lança cada vez mais na busca da compreensão dos fenômenos da interação social por meio da linguagem, da relação entre língua e sociedade, dos processos de aquisição da língua e seu uso em contextos sociais específicos (Bagno, 2002 p. 14). Neste sentido, faz-se necessária a investigação sobre a competência linguística dos alunos ingressantes do curso de Letras Língua Portuguesa nas modalidades oral e escrita que sirva de diagnóstico sobre a situação do ensino de língua materna nas escolas de ensino básico. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o conhecimento de como se encontra a situação do ensino de língua portuguesa nas escolas de Manaus.