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Relatório de Pesquisa
Um estudo sobre a competência linguística dos alunos ingressantes no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
Nessa pesquisa pretende-se traçar um perfil dos alunos ingressantes do curso com a finalidade de compor um projeto político que esteja afinado com a realidade do ensino do Amazonas, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do e...
Autor principal: | Ana Karoline Batista Leite |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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oai:localhost:prefix-42642025-03-10T20:15:47Z Um estudo sobre a competência linguística dos alunos ingressantes no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM Ana Karoline Batista Leite Raynice Geraldine Pereira da Silva Competência Linguística Sociolinguística Ensino LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Nessa pesquisa pretende-se traçar um perfil dos alunos ingressantes do curso com a finalidade de compor um projeto político que esteja afinado com a realidade do ensino do Amazonas, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. Nos últimos anos tem-se notado uma grande preocupação de linguistas e de estudiosos de educação, principalmente nas instituições de ensino superior, sobre a forma e a necessidade de transformação nos modos de encarar o ensino de língua materna nas escolas de ensino fundamental e médio. Nessas instituições é crescente as reflexões sobre como se ainda ensina prescrições da doutrina gramatical tradicional dos compêndios normativos (Bagno, 2002 p. 13). As contribuições dessas reflexões e dessas críticas ampliam o objeto de estudo e nos lança cada vez mais na busca da compreensão dos fenômenos da interação social por meio da linguagem, da relação entre língua e sociedade, dos processos de aquisição da língua e seu uso em contextos sociais específicos (Bagno, 2002 p. 14). Neste sentido, faz-se necessária a investigação sobre a competência linguística dos alunos ingressantes do curso de Letras Língua Portuguesa nas modalidades oral e escrita que sirva de diagnóstico sobre a situação do ensino de língua materna nas escolas de ensino básico. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o conhecimento de como se encontra a situação do ensino de língua portuguesa nas escolas de Manaus. CNPQ 2016-09-23T15:45:00Z 2016-09-23T15:45:00Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4264 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
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Nessa pesquisa pretende-se traçar um perfil dos alunos ingressantes do curso com a finalidade de compor um projeto político que esteja afinado com a realidade do ensino do Amazonas, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. Nos últimos anos tem-se notado uma grande preocupação de linguistas e de estudiosos de educação, principalmente nas instituições de ensino superior, sobre a forma e a necessidade de transformação nos modos de encarar o ensino de língua materna nas escolas de ensino fundamental e médio. Nessas instituições é crescente as reflexões sobre como se ainda ensina prescrições da doutrina gramatical tradicional dos compêndios normativos (Bagno, 2002 p. 13). As contribuições dessas reflexões e dessas críticas ampliam o objeto de estudo e nos lança cada vez mais na busca da compreensão dos fenômenos da interação social por meio da linguagem, da relação entre língua e sociedade, dos processos de aquisição da língua e seu uso em contextos sociais específicos (Bagno, 2002 p. 14). Neste sentido, faz-se necessária a investigação sobre a competência linguística dos alunos ingressantes do curso de Letras Língua Portuguesa nas modalidades oral e escrita que sirva de diagnóstico sobre a situação do ensino de língua materna nas escolas de ensino básico. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o conhecimento de como se encontra a situação do ensino de língua portuguesa nas escolas de Manaus. |
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