/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna
Lope de Vega (Madrid, 1562- id., 1635) representante do teatro barroco - estilo artístico que floresceu em Europa, principalmente em Itália e Espanha-, no início do século XVII (1609) escreveu um novo conceito para o teatro da época. Escreveu o ensaio: Arte Nuevo de hacer comedias, pois o conceito d...
Autor principal: | Franciane de Araújo Soares |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4289 |
id |
oai:localhost:prefix-4289 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-42892025-03-10T20:15:48Z A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna Franciane de Araújo Soares Esteban Reyes Celedón Lope de Vega Fuente Ovejuna Teatro espanhol LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Lope de Vega (Madrid, 1562- id., 1635) representante do teatro barroco - estilo artístico que floresceu em Europa, principalmente em Itália e Espanha-, no início do século XVII (1609) escreveu um novo conceito para o teatro da época. Escreveu o ensaio: Arte Nuevo de hacer comedias, pois o conceito de teatro já estabelecido por grandes nomes como Cervantes não compreendia o teatro popular, assim Lope quis mostrar aos estudiosos da época outra estrutura teatral, isso baseado na sua experiência de vida como teatrólogo e poeta. Fuenteovejuna é considerada umas de suas obras primas, nela estão todos os preceitos contidos no Arte Nuevo. A obra escrita em castelhano pode ser classificada como histórica (baseada em fatos ocorridos na cidade de Fuenteovejuna Espanha). Também, observa-se a temática trabalhada por Lope em suas obras: amor e a honra. É importante ressaltar a importância que Lope dá as mulheres em suas obras, e que se pode confirmar em Fuenteovejuna onde em três atos retrata à sua maneira a historia dessa cidade que dá nome a sua obra. Além do mais, denuncia as injustiças, dá importante lugar a defesa da honra e a participação feminina e coletiva. Voluntário 2016-09-23T15:45:05Z 2016-09-23T15:45:05Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4289 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Línguas e Literaturas Estrangeiras Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Lope de Vega Fuente Ovejuna Teatro espanhol LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Lope de Vega Fuente Ovejuna Teatro espanhol LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Franciane de Araújo Soares A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
topic_facet |
Lope de Vega Fuente Ovejuna Teatro espanhol LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Lope de Vega (Madrid, 1562- id., 1635) representante do teatro barroco - estilo artístico que floresceu em Europa, principalmente em Itália e Espanha-, no início do século XVII (1609) escreveu um novo conceito para o teatro da época. Escreveu o ensaio: Arte Nuevo de hacer comedias, pois o conceito de teatro já estabelecido por grandes nomes como Cervantes não compreendia o teatro popular, assim Lope quis mostrar aos estudiosos da época outra estrutura teatral, isso baseado na sua experiência de vida como teatrólogo e poeta. Fuenteovejuna é considerada umas de suas obras primas, nela estão todos os preceitos contidos no Arte Nuevo.
A obra escrita em castelhano pode ser classificada como histórica (baseada em fatos ocorridos na cidade de Fuenteovejuna Espanha). Também, observa-se a temática trabalhada por Lope em suas obras: amor e a honra. É importante ressaltar a importância que Lope dá as mulheres em suas obras, e que se pode confirmar em Fuenteovejuna onde em três atos retrata à sua maneira a historia dessa cidade que dá nome a sua obra. Além do mais, denuncia as injustiças, dá importante lugar a defesa da honra e a participação feminina e coletiva. |
author_additional |
Esteban Reyes Celedón |
author_additionalStr |
Esteban Reyes Celedón |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Franciane de Araújo Soares |
title |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_short |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_full |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_fullStr |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_full_unstemmed |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_sort |
relevância do teatro de lope de vega segundo fuente ovejuna |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4289 |
_version_ |
1831969552422928384 |
score |
11.755432 |