Relatório de Pesquisa

Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins

Esta pesquisa pretende desenvolver um estudo sobre o processo de construção do panorama estético/educacional da arte parintinense, a partir do pioneirismo do missionário italiano irmão Miguel de Pascale. Nesse sentido, o estudo propõe-se a delinear alguns dos principais elementos dos padrões estétic...

ver descrição completa

Autor principal: Lucas Prestes da Silva
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4566
id oai:localhost:prefix-4566
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-45662021-11-10T18:10:42Z Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins Lucas Prestes da Silva Juliane Zacharias Bueno Arte Evangelização Ensino LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Esta pesquisa pretende desenvolver um estudo sobre o processo de construção do panorama estético/educacional da arte parintinense, a partir do pioneirismo do missionário italiano irmão Miguel de Pascale. Nesse sentido, o estudo propõe-se a delinear alguns dos principais elementos dos padrões estéticos deste personagem do ensino de arte, tendo como ponto de partida, o início das praticas artístico/educativas através da evangelização/arte e suas influências na estética da arte local, bem como a relação com o processo de instrumentalização do artista como ser social e as práticas educacionais da arte parintinense na contemporaneidade. A pesquisa aqui apresentada justifica-se mediante ao questionamento de entender, na contemporaneidade, o panorama estético/educacional da arte em Parintins a partir das influências e o pioneirismo de irmão Miguel de Pascale no âmbito das escolinhas de arte do município, considerando, principalmente, a inexistência de estudos teóricos que abordem, de maneira analítica, essa característica importante na história da arte local. Trata-se, portanto, de um trabalho inserido no campo da discussão reflexiva sobre a estética e metodologia do ensino de arte no município de Parintins visando à importância de traçar um paralelo histórico/cultural elucidando as diferenças, aquisições e contradições de seu legado artístico no município. A prática cotidiana desse professor/missionário deve ser investigada para poder ser questionada como um fator sui generis na moldagem do aprendizado estético/educacional, pois há, em um contexto regional, a necessidade de uma educação que ofereça um entendimento da arte como autoconsciência para humanidade. Desta forma, investigar os meandros da construção artística desse sujeito social da história de Parintins pode levar ao desvelamento de elementos que caracterizam a especificidade do trabalho artístico deste município. Voluntário 2016-09-23T15:47:41Z 2016-09-23T15:47:41Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4566 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Arte
Evangelização
Ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Arte
Evangelização
Ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Lucas Prestes da Silva
Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins
topic_facet Arte
Evangelização
Ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
description Esta pesquisa pretende desenvolver um estudo sobre o processo de construção do panorama estético/educacional da arte parintinense, a partir do pioneirismo do missionário italiano irmão Miguel de Pascale. Nesse sentido, o estudo propõe-se a delinear alguns dos principais elementos dos padrões estéticos deste personagem do ensino de arte, tendo como ponto de partida, o início das praticas artístico/educativas através da evangelização/arte e suas influências na estética da arte local, bem como a relação com o processo de instrumentalização do artista como ser social e as práticas educacionais da arte parintinense na contemporaneidade. A pesquisa aqui apresentada justifica-se mediante ao questionamento de entender, na contemporaneidade, o panorama estético/educacional da arte em Parintins a partir das influências e o pioneirismo de irmão Miguel de Pascale no âmbito das escolinhas de arte do município, considerando, principalmente, a inexistência de estudos teóricos que abordem, de maneira analítica, essa característica importante na história da arte local. Trata-se, portanto, de um trabalho inserido no campo da discussão reflexiva sobre a estética e metodologia do ensino de arte no município de Parintins visando à importância de traçar um paralelo histórico/cultural elucidando as diferenças, aquisições e contradições de seu legado artístico no município. A prática cotidiana desse professor/missionário deve ser investigada para poder ser questionada como um fator sui generis na moldagem do aprendizado estético/educacional, pois há, em um contexto regional, a necessidade de uma educação que ofereça um entendimento da arte como autoconsciência para humanidade. Desta forma, investigar os meandros da construção artística desse sujeito social da história de Parintins pode levar ao desvelamento de elementos que caracterizam a especificidade do trabalho artístico deste município.
author_additional Juliane Zacharias Bueno
author_additionalStr Juliane Zacharias Bueno
format Relatório de Pesquisa
author Lucas Prestes da Silva
title Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins
title_short Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins
title_full Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins
title_fullStr Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins
title_full_unstemmed Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins
title_sort irmão miguel de pascale: um personagem na história do ensino de artes em parintins
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4566
_version_ 1831969577305636864
score 11.755432