/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus
A pesquisa objetiva analisar a organização e o atendimento na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos - EJA nos Centros Socioeducativos do Estado do Amazonas, localizados na cidade de Manaus. A pesquisa pretende analisar essa modalidade de ensino, desenvolvida em quatro centros socioedu...
Autor principal: | Danielle de Lima Arruda |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4711 |
Resumo: |
---|
A pesquisa objetiva analisar a organização e o atendimento na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos - EJA nos Centros Socioeducativos do Estado do Amazonas, localizados na cidade de Manaus. A pesquisa pretende analisar essa modalidade de ensino, desenvolvida em quatro centros socioeducativos na cidade de Manaus em articulação com as políticas públicas de nível nacional e local, evidenciando a realidade dessa modalidade de ensino desenvolvida em quatro centros socioeducativos na cidade de Manaus. Os Centros Socioeducativos são estabelecimentos públicos vinculados a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania SEAS em que adolescentes, entre 12 e 18 anos e, excepcionalmente, jovens até 21 anos encontram-se em cumprimento de medidas socioeducativas em regime de internação e/ou semiliberdade. Oferecem atividades de qualificação profissional, apoio social às famílias dos internos e escolarização obrigatória no ensino regular, inclusive na modalidade de EJA. A escolarização desse público é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas SEDUC/AM, a mesma oferece a modalidade de educação de jovens e adultos nas próprias dependências dos Centros. A pesquisa articula-se com o projeto Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Amazônica , desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da UFAM, desde 2009. A fundamentação teórica da pesquisa sustenta-se nas concepções, nos princípios e nas diretrizes das políticas públicas voltadas para a modalidade de educação de jovens e adultos instituídas para a educação nacional e estadual; bem como no aporte de Dias (2013), Arroyo (2006), Haddad (2008) e Di Pierro (2010). A análise do objeto temático apresenta as seguintes questões norteadoras: a) Como é a organização da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus? b) Como o sistema estadual de ensino realiza o atendimento na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus? Os procedimentos metodológicos desenvolver-se-ão a partir dos princípios método dialético e utiliza-se da abordagem qualitativa para análise documental. Diante dessas questões busca-se analisar a organização e a realização do atendimento de EJA frente aos desafios de garantia da educação básica aos adolescentes e aos jovens, em situação de cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos na cidade de Manaus. |