Relatório de Pesquisa

A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus

A pesquisa consiste na continuação e no aprofundamento da investigação A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus (PIBIC/PAIC 2014-2015), cujo objeto temático está relacionado à organização da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manau...

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Autor principal: Talita Santana de Moura
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5402
Resumo:
A pesquisa consiste na continuação e no aprofundamento da investigação A Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos de Manaus (PIBIC/PAIC 2014-2015), cujo objeto temático está relacionado à organização da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus e ao atendimento realizado pelo sistema estadual de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus. Diante dos resultados parciais da pesquisa anterior, a proposta atual pretende analisar as ações da gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico no atendimento da modalidade de EJA em articulação com as políticas públicas de nível nacional e local, evidenciando a realidade dessa modalidade de ensino desenvolvida em 4 centros socioeducativos na cidade de Manaus. A pesquisa articula-se com o projeto Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Amazônica , desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da UFAM, desde 2009. A fundamentação teórica da pesquisa sustenta-se nas concepções, nos princípios e nas diretrizes das políticas públicas voltadas para a modalidade de educação de jovens e adultos instituídas para a educação nacional e estadual, bem como nas concepções, princípios e abordagens de gestão escolar democrática estabelecidas na legislação nacional e nas políticas educacionais. Destaca-se também o aporte teórico de Dias (2013), Arroyo (2006), Haddad (2008) e Di Pierro (2010), Cury (2005), Ferreira (2001) e Libâneo (2004). A análise do objeto temático apresenta as seguintes questões norteadoras: a) Quais as ações de gestão escolar para o atendimento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos Centros Socioeducativos em Manaus? b) Como é a organização do trabalho pedagógico referente à modalidade de EJA nos Centros Socioeducativos de Manaus? A metodologia será desenvolvida de acordo com os princípios do método dialético e utiliza-se da abordagem qualitativa para análise documental. Pretende-se evidenciar as ações da gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico no atendimento de EJA frente aos desafios de garantia da educação básica aos adolescentes e aos jovens, em situação de cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos na cidade de Manaus.