Relatório de Pesquisa

O ensino de Geografia em escola indígena do Médio Solimões

A pesquisa é de cunho qualitativo e deverá ser realizada dentro da perspectiva do professor-pesquisador, na qual o professor em seu cotidiano de trabalho nas escolas realiza a atividade de ensino, avalia os resultados alcançados e reelabora seu fazer educativo. Deverão ser elaborados planos de au...

ver descrição completa

Autor principal: Mário dos Santos Cruz
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4739
Resumo:
A pesquisa é de cunho qualitativo e deverá ser realizada dentro da perspectiva do professor-pesquisador, na qual o professor em seu cotidiano de trabalho nas escolas realiza a atividade de ensino, avalia os resultados alcançados e reelabora seu fazer educativo. Deverão ser elaborados planos de aula para cada categoria geográfica trabalhada nas disciplinas Alfabetização Cartográfica e Saberes Geográficos: Organização do Espaço (Sociedade e Natureza) do curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação UFAM. As categorias lugar, paisagem, território, territorialidade, região, identidade, cultura deverão ser trabalhadas em sala de aula, através de práticas consagradas no ensino de Geografia e outras oriundas da prática educativa indígena. Os resultados deverão ser analisados e indicados os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelo professor. Diante dos resultados deverão ser elaboradas novas propostas de práticas pedagógicas em Geografia voltadas para a realidade da educação escolar indígena.