/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O ensino de Geografia em escola indígena do Médio Solimões
A pesquisa é de cunho qualitativo e deverá ser realizada dentro da perspectiva do professor-pesquisador, na qual o professor em seu cotidiano de trabalho nas escolas realiza a atividade de ensino, avalia os resultados alcançados e reelabora seu fazer educativo. Deverão ser elaborados planos de au...
Autor principal: | Mário dos Santos Cruz |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4739 |
Resumo: |
---|
A pesquisa é de cunho qualitativo e deverá ser realizada dentro da perspectiva do professor-pesquisador, na qual o professor em seu cotidiano de trabalho nas escolas realiza a atividade de ensino, avalia os resultados alcançados e reelabora seu fazer educativo.
Deverão ser elaborados planos de aula para cada categoria geográfica trabalhada nas disciplinas Alfabetização Cartográfica e Saberes Geográficos: Organização do Espaço (Sociedade e Natureza) do curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação UFAM.
As categorias lugar, paisagem, território, territorialidade, região, identidade, cultura deverão ser trabalhadas em sala de aula, através de práticas consagradas no ensino de Geografia e outras oriundas da prática educativa indígena. Os resultados deverão ser analisados e indicados os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelo professor.
Diante dos resultados deverão ser elaboradas novas propostas de práticas pedagógicas em Geografia voltadas para a realidade da educação escolar indígena. |