/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista
Termos mentais possuem lógica particular que deve ser considerada para elaboração de teorias científicas. A doutrina dominante aglomera conhecimentos que sustentam ser os eventos mentais ocorrências de uma mente substancial. A perspectiva comportamental discorda dessa posição entendendo que muitos c...
Autor principal: | Cynara Rêgo Nogueira |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4744 |
id |
oai:localhost:prefix-4744 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-47442021-11-11T02:21:13Z Análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista Cynara Rêgo Nogueira Gustavo Paiva de Carvalho Behaviorismo Análise conceitual Mente CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Termos mentais possuem lógica particular que deve ser considerada para elaboração de teorias científicas. A doutrina dominante aglomera conhecimentos que sustentam ser os eventos mentais ocorrências de uma mente substancial. A perspectiva comportamental discorda dessa posição entendendo que muitos conceitos mentais constituem erros-categoria (inclusão em mesma categoria de conceitos distintos). A origem desses erros surge com o dualismo mente/corpo, onde o corpo é espacial e temporal, submetido às leis físicas. A mente possui a negativa destas propriedades. Um exemplo de erro-categoria e da sutileza da lógica particular dos eventos mentais seria a descrição metafórica das emoções como eventos internos. No dualismo, a mente não possui propriedades físicas. Sendo assim, interno e externo (adjetivos indicadores de localização física) só podem referir-se a características metafóricas, pois a mente, não ocupando espaço, não pode estar interna ou externa a nada. O presente projeto pretende debruçar-se sobre a literatura psicológica voltada para educação para investigar o uso de construtos mentais na linguagem cotidiana e em três escolas psicológicas: Psicologia Cognitiva, Psicologia Sócio-histórica e Behaviorismo. Em especial, verificar-se-á termos como mente, consciência, aprendizagem e emoção são tratados diante de diferentes perspectivas teóricas e epistemológicas. Para tanto, adota-se a abordagem comportamental como referencial. Entende-se que o processo de compreensão da realidade em uma pesquisa científica passa, necessariamente, pelas concepções teóricas, técnicas e pressupostos epistemológicos adotados pelo pesquisador. Ou seja, as opções teóricas do pesquisador são explicitadas pelo método, apontando implicações fundamentais para compreensão de determinada realidade e da condição humana a ela relacionada. Assim, se a des-construção de conceitos externos a determinada escola ou paradigma possa distanciar ou distorcer a ideia original, por outro lado, a proposta de um novo olhar permite uma revisão crítica de conceitos já existentes, para que os mesmos sejam interpretados sob um novo enfoque. Torna-se, portanto, um aprofundamento da produção do conhecimento científico, uma análise revolucionária, pois interpreta criticamente o objeto de estudo, lançando nova perspectiva sobre ele. FAPEAM 2016-09-23T15:48:30Z 2016-09-23T15:48:30Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4744 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Behaviorismo Análise conceitual Mente CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Behaviorismo Análise conceitual Mente CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Cynara Rêgo Nogueira Análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista |
topic_facet |
Behaviorismo Análise conceitual Mente CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
Termos mentais possuem lógica particular que deve ser considerada para elaboração de teorias científicas. A doutrina dominante aglomera conhecimentos que sustentam ser os eventos mentais ocorrências de uma mente substancial. A perspectiva comportamental discorda dessa posição entendendo que muitos conceitos mentais constituem erros-categoria (inclusão em mesma categoria de conceitos distintos). A origem desses erros surge com o dualismo mente/corpo, onde o corpo é espacial e temporal, submetido às leis físicas. A mente possui a negativa destas propriedades. Um exemplo de erro-categoria e da sutileza da lógica particular dos eventos mentais seria a descrição metafórica das emoções como eventos internos. No dualismo, a mente não possui propriedades físicas. Sendo assim, interno e externo (adjetivos indicadores de localização física) só podem referir-se a características metafóricas, pois a mente, não ocupando espaço, não pode estar interna ou externa a nada. O presente projeto pretende debruçar-se sobre a literatura psicológica voltada para educação para investigar o uso de construtos mentais na linguagem cotidiana e em três escolas psicológicas: Psicologia Cognitiva, Psicologia Sócio-histórica e Behaviorismo. Em especial, verificar-se-á termos como mente, consciência, aprendizagem e emoção são tratados diante de diferentes perspectivas teóricas e epistemológicas. Para tanto, adota-se a abordagem comportamental como referencial. Entende-se que o processo de compreensão da realidade em uma pesquisa científica passa, necessariamente, pelas concepções teóricas, técnicas e pressupostos epistemológicos adotados pelo pesquisador. Ou seja, as opções teóricas do pesquisador são explicitadas pelo método, apontando implicações fundamentais para compreensão de determinada realidade e da condição humana a ela relacionada. Assim, se a des-construção de conceitos externos a determinada escola ou paradigma possa distanciar ou distorcer a ideia original, por outro lado, a proposta de um novo olhar permite uma revisão crítica de conceitos já existentes, para que os mesmos sejam interpretados sob um novo enfoque. Torna-se, portanto, um aprofundamento da produção do conhecimento científico, uma análise revolucionária, pois interpreta criticamente o objeto de estudo, lançando nova perspectiva sobre ele. |
author_additional |
Gustavo Paiva de Carvalho |
author_additionalStr |
Gustavo Paiva de Carvalho |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Cynara Rêgo Nogueira |
title |
Análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista |
title_short |
Análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista |
title_full |
Análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista |
title_fullStr |
Análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista |
title_full_unstemmed |
Análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista |
title_sort |
análise de termos mentais segundo a perspectiva behaviorista |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4744 |
_version_ |
1831969608498675712 |
score |
11.755432 |