Trabalho de Conclusão de Curso

Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos

The present work aims to describe the conception of students in the first year of high school at the Professora Tereza dos Santos State School in relation to the causes that interfere in the learning of Physics contents. Therefore, this research has the following problem: what are the possible ca...

ver descrição completa

Autor principal: Miranda, Victor Junior Alves de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6047
id oai:localhost:prefix-6047
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-60472025-03-10T20:44:36Z Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos Miranda, Victor Junior Alves de Zanelato, Aurélio Izuka http://lattes.cnpq.br/2410759394451734 Freitas, Eliane Batista de Lima Ávila, Fernando Fulgêncio León Dificuldades de aprendizagem Ensino-aprendizagem Interpretações de conceitos físicos Ensino de Física CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Física (Ensino médio) Física - Conhecimentos e aprendizagem The present work aims to describe the conception of students in the first year of high school at the Professora Tereza dos Santos State School in relation to the causes that interfere in the learning of Physics contents. Therefore, this research has the following problem: what are the possible causes that interfere in the learning of Physics contents in the first year of high school at the aforementioned school? For data collection, a questionnaire with objective and subjective questions was used. The study was carried out with 105 students, totaling four first-year classes. After collection, the data were tabulated and analyzed, and several studies were used that discuss the causes that interfere in the teaching and learning of the discipline of Physics. With the information, it was possible to know what are the difficulties faced by the students, as the vast majority say that interpreting theory and using Mathematics are one of the main factors that interfere in the learning of contents. The research result indicates that it is necessary to change the way of evaluating the discipline, seeking to address the contents in a way that can be related to the students' reality, and also classes with reading practices and interpretation of physical concepts. O presente trabalho tem como objetivo descrever a concepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos em relação as causas que interferem na aprendizagem dos conteúdos de Física. Diante disso, esta pesquisa tem como problemática: quais as possíveis causas que interferem na aprendizagem dos conteúdos de Física no primeiro ano do ensino médio da referida escola? Para coleta dos dados fez-se o uso de questionário com perguntas objetivas e subjetivas. O estudo foi realizado com 105 alunos, totalizando quatro turmas do primeiro ano. Após a coleta, os dados foram tabulados e analisados, e foi recorrido a vários estudos que discutem as causas que interferem no ensino e aprendizagem da disciplina de Física. Com as informações foi possível saber quais são as dificuldades enfrentadas pelos alunos, pois a grande maioria diz que interpretar a teoria e usar a Matemática são um dos principais fatores que interferem na aprendizagem dos conteúdos. O resultado da pesquisa aponta que é necessário mudança na forma de avaliação da disciplina, buscando abordar os conteúdos de maneira que possa estar relacionado com a realidade dos educandos, e também aulas com práticas de leitura e interpretação de conceitos físicos. 3 Não 2021-12-20T18:15:16Z 2021-12-20 2021-12-20T18:15:16Z 2021-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6047 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Dificuldades de aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Interpretações de conceitos físicos
Ensino de Física
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Física (Ensino médio)
Física - Conhecimentos e aprendizagem
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Interpretações de conceitos físicos
Ensino de Física
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Física (Ensino médio)
Física - Conhecimentos e aprendizagem
Miranda, Victor Junior Alves de
Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos
topic_facet Dificuldades de aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Interpretações de conceitos físicos
Ensino de Física
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Física (Ensino médio)
Física - Conhecimentos e aprendizagem
description The present work aims to describe the conception of students in the first year of high school at the Professora Tereza dos Santos State School in relation to the causes that interfere in the learning of Physics contents. Therefore, this research has the following problem: what are the possible causes that interfere in the learning of Physics contents in the first year of high school at the aforementioned school? For data collection, a questionnaire with objective and subjective questions was used. The study was carried out with 105 students, totaling four first-year classes. After collection, the data were tabulated and analyzed, and several studies were used that discuss the causes that interfere in the teaching and learning of the discipline of Physics. With the information, it was possible to know what are the difficulties faced by the students, as the vast majority say that interpreting theory and using Mathematics are one of the main factors that interfere in the learning of contents. The research result indicates that it is necessary to change the way of evaluating the discipline, seeking to address the contents in a way that can be related to the students' reality, and also classes with reading practices and interpretation of physical concepts.
author_additional Zanelato, Aurélio Izuka
author_additionalStr Zanelato, Aurélio Izuka
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Miranda, Victor Junior Alves de
title Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos
title_short Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos
title_full Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos
title_fullStr Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos
title_full_unstemmed Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos
title_sort dificuldades em compreender física: percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da escola estadual professora tereza dos santos
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6047
_version_ 1831969796464312320
score 11.755432