Artigo

Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM

Esta investigación se enmarca en el campo de estudios que busca relacionar la formación de maestros indígenas con la educación escolar y la enseñanza de lenguas indígenas en comunidades indígenas. El objetivo general de la investigación es comprender cómo se inició y se ha desarrollado la tray...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Amélia Ruth Almeida
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6235
id oai:localhost:prefix-6235
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-62352025-03-10T20:40:15Z Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM Oliveira, Amélia Ruth Almeida Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos http://lattes.cnpq.br/0394521363017703 Barros, Adelson Florêncio de http://lattes.cnpq.br/8987633805772122 Xavier, Nunes da Silva http://lattes.cnpq.br/9773724703032848 https://orcid.org/0000-0002-9507-0145 https://orcid.org/0000-0002-9507-0145 https://orcid.org/0000-0002-2889-6334 https://orcid.org/0000-0002-2889-6334 https://orcid.org/0000-0002-7308-7798 Formação de professores indígenas Educação escolar "diferenciada" Língua ancestral Revitalização LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Língua Tikuna Língua Kokama Professores - Formação Comunidades indígenas Educação escolar Esta investigación se enmarca en el campo de estudios que busca relacionar la formación de maestros indígenas con la educación escolar y la enseñanza de lenguas indígenas en comunidades indígenas. El objetivo general de la investigación es comprender cómo se inició y se ha desarrollado la trayectoria de la formación de maestros indígenas y los desafíos que enfrentan en la frontera, específicamente en la ciudad de Benjamin Constant - AM. Para sustentar el marco teórico, la investigación se basó en las lecturas de autores que abordan el tema en cuestión, tales como: Maher (1994, 1996, 2006, 2007), Cavalcanti (2001), D'Angelis (2012), Nobre (2012), Matos y Monte (2006), Silva (2011), Paladino y Almeida (2012), Grupioni (2006), entre otros. El método utilizado fue el inductivo, pues partimos de la observación de los datos particulares relacionados con la formación de docentes que laboran en comunidades indígenas, a través de los cuales fue posible brindar respuestas más generales sobre el tema en cuestión, a partir de los planteamientos teóricos, discusiones planteadas. Los resultados muestran que los maestros indígenas Tikuna buscan preservar, fortalecer la lengua Tikuna y esto repercute en la educación escolar, mientras que los Kokama buscan revitalizar la lengua ancestral. Otros idiomas como el portugués y el español influyen en el Tikuna, sin embargo, favorecen el idioma ancestral, y es necesario fortalecerlo para que no se extinga con el tiempo. En cuanto al idioma Kokama, se encuentra en proceso de revitalización y búsqueda de fortalecimiento por parte de hablantes nativos. Esta pesquisa se insere no campo de estudos que busca relacionar a formação de professores indígenas à educação escolar indígena e ao ensino de línguas em comunidades indígenas. O objetivo geral da investigação é compreender como se iniciou e tem se desenvolvido a trajetória de formação de professores indígenas e os desafios enfrentados por eles na fronteira, especificamente no município de Benjamin Constant – AM. Para embasamento do referencial teórico, a pesquisa foi feita com base nas leituras de autores que tratam da temática em questão, como: Maher (1994, 1996, 2006, 2007), Cavalcanti (2001), D’Angelis (2012), Nobre (2012), Matos e Monte (2006), Silva (2011), Paladino e Almeida (2012), Grupioni (2006), dentre outros. O método utilizado foi o indutivo, porque partimos da observação dos dados particulares relacionados à formação de professores que atuam nas comunidades indígenas, por meio dos quais foi possível fornecer respostas mais generalizantes acerca da problemática em questão, apoiando-se nas discussões teóricas suscitadas. Os resultados apontam que os professores indígenas Tikuna buscam preservar, fortalecer a língua Tikuna, já os Kokama buscam revitalizar a língua ancestral. As outras línguas como o Português e o Espanhol influenciam os Tikuna, porém, privilegiam a língua ancestral, e precisa ser fortalecida, para que não entre extinção com o passar do tempo, como aconteceu com a língua Kokama. 2 Foi boa, o motivo é a internet que é ruim em nossa cidade de Benjamin Constant. Não 2022-05-23T15:26:40Z 2022-05-18 2022-05-23T15:26:40Z 2022-05-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6235 por BRASIL. Resolução CNE/CEB 5/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de junho de 2012, Seção 1, p. 7. _______. Parecer do Conselho Nacional de Educação / CP n. 6/2014. Aprovado em 02/04/2014 (homologado em Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 31/12/2014, Seção 1, p. 85). _______. Resolução CNE/CP 1/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 8 de janeiro de 2015 – Seção 1 – pp. 11-12 CAVALCANTI, Marilda C. A pesquisa do professor como parte da educação continuada em curso de magistério indígena no Acre. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. D’ANGELLIS, W. Aprisionando sonhos: a educação escolar indígena no Brasil. Campinas: Curt Nimuendajú, 2012. MAHER, Terezinha Machado. Formação de professores indígenas: uma discussão introdutória. In: GRUPIONI, Luis Donizete Benzi. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. ____________. Ser professor sendo índio: questões de lingua(gem) e identidade. Tese de doutorado, Campinas, Unicamp, 1996. ____________. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: CAVALCANTI, Marilda C.; BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Orgs.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. ___________. O ensino de Língua Portuguesa nas escolas indígenas. In: Em Aberto, Brasília, ano 14, n. 63, jul./set. 1994. p. 69-77. ___________. Políticas Linguísticas e Políticas de Identidade: currículo e representações de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. In: Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, Jan/Jun 2010, p.33-48. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisas: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados / Eva Maria Lakatos - 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. MATOS, Kleber Gesteira; MONTE, Nietta Lindenberg. O estado da arte da formação de professores indígenas no Brasil. In: GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (Org.) Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. NOBRE, Domingos. De que bilingüismo falamos na formação de professores? In: Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. PALADINO, Mariana; ALMEIDA, Nina Paiva. Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de janeiro: LACED/Museu Nacional/UFRJ, 2012. PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico - 2. ed. - Novo Hamburgo: Feevale, 2013. SANTANA, Maria Luzia da Silva. Práticas pedagógicas na região de fronteira: um olhar a partir de escolas de Ponta Porã. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMGS) Educação Santa Maria v. 43 n. 1 p. 75-88 | jan./mar. 2018. SILVA, Rosa Helena Dias da. Afinal, quem educa os educadores indígenas? In: GOMES, Nilma Lino; GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz. (Orgs.) Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant-AM Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Formação de professores indígenas
Educação escolar "diferenciada"
Língua ancestral
Revitalização
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Língua Tikuna
Língua Kokama
Professores - Formação
Comunidades indígenas
Educação escolar
spellingShingle Formação de professores indígenas
Educação escolar "diferenciada"
Língua ancestral
Revitalização
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Língua Tikuna
Língua Kokama
Professores - Formação
Comunidades indígenas
Educação escolar
Oliveira, Amélia Ruth Almeida
Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM
topic_facet Formação de professores indígenas
Educação escolar "diferenciada"
Língua ancestral
Revitalização
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Língua Tikuna
Língua Kokama
Professores - Formação
Comunidades indígenas
Educação escolar
description Esta investigación se enmarca en el campo de estudios que busca relacionar la formación de maestros indígenas con la educación escolar y la enseñanza de lenguas indígenas en comunidades indígenas. El objetivo general de la investigación es comprender cómo se inició y se ha desarrollado la trayectoria de la formación de maestros indígenas y los desafíos que enfrentan en la frontera, específicamente en la ciudad de Benjamin Constant - AM. Para sustentar el marco teórico, la investigación se basó en las lecturas de autores que abordan el tema en cuestión, tales como: Maher (1994, 1996, 2006, 2007), Cavalcanti (2001), D'Angelis (2012), Nobre (2012), Matos y Monte (2006), Silva (2011), Paladino y Almeida (2012), Grupioni (2006), entre otros. El método utilizado fue el inductivo, pues partimos de la observación de los datos particulares relacionados con la formación de docentes que laboran en comunidades indígenas, a través de los cuales fue posible brindar respuestas más generales sobre el tema en cuestión, a partir de los planteamientos teóricos, discusiones planteadas. Los resultados muestran que los maestros indígenas Tikuna buscan preservar, fortalecer la lengua Tikuna y esto repercute en la educación escolar, mientras que los Kokama buscan revitalizar la lengua ancestral. Otros idiomas como el portugués y el español influyen en el Tikuna, sin embargo, favorecen el idioma ancestral, y es necesario fortalecerlo para que no se extinga con el tiempo. En cuanto al idioma Kokama, se encuentra en proceso de revitalización y búsqueda de fortalecimiento por parte de hablantes nativos.
author_additional Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
author_additionalStr Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
format Artigo
author Oliveira, Amélia Ruth Almeida
title Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM
title_short Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM
title_full Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM
title_fullStr Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM
title_full_unstemmed Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM
title_sort formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de benjamin constant - am
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6235
_version_ 1831969828874747904
score 11.755432