Trabalho de Conclusão de Curso

Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus

This research is located in Applied Linguistics field and deals with the evaluation of deaf students. Learning assessment has been a broad field of research with different perspectives, aiming a more specialized angle applying a qualitative nature. The study intent to reflect about evaluation...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Amanda Souza da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6391
id oai:localhost:prefix-6391
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-63912025-03-10T20:26:05Z Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus Silva, Amanda Souza da Bastos, Elizandra de Lima Silva http://lattes.cnpq.br/4575976099767056 Veras, Edgar Correa Santos, Marcos Roberto dos Avaliação Libras Letramento em Avaliação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Lingua brasileira de sinais This research is located in Applied Linguistics field and deals with the evaluation of deaf students. Learning assessment has been a broad field of research with different perspectives, aiming a more specialized angle applying a qualitative nature. The study intent to reflect about evaluation and the literacy assessment in the deaf education context. The specific objectives demonstrate how teachers of the deaf students apply assessment tools for teaching Brazilian Sign Language “Libras” as L1, list instruments that are proposed and used in the deaf evaluation. The research methodology is based on qualitative research (ANDRÉ, 2013; PERREIRA, 2018) and the case study method (YIN, 2001). The research context was applied at the Augusto Carneiro dos Santos State School, as research instruments questionnaires were used, with five participants between teachers and school students, the data analysis applied was proposed by Bardin (2011). The results achieved are that the evaluation is in constant alternation, in view of the results it is concluded that the evaluation must be more specific, that the instruments used need alterations. In addition, the research should be continuous and the literacy assessment in languages must be more explored and researched. Esta pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada e trata sobre a avaliação de alunos surdos. A avaliação da aprendizagem tem sido um amplo campo de pesquisa com diferentes perspectivas, visando uma outra ótica mais especializada. de cunho qualitativo. O estudo tem como o objetivo refletir sobre a avaliação e o letramento de avaliação no contexto da educação de surdos. Os objetivos específicos demonstrar como os professores de surdos aplicam as ferramentas de avaliação para ensino de Libras como L1, listar instrumentos que são propostos e utilizados na avaliação de surdos. A metodologia da pesquisa se fundamenta em pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2013; PERREIRA, 2018) e o método em estudo de caso ( YIN, 2001). O contexto da pesquisa foi na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários, com cinco participantes entre professores e aluno da escola, a análise de dados proposto por Bardin (2011). Os resultados alcançados é que a avalição está em constante alternância, diante dos resultados conclui-se que a avaliação deva ser mais especifíca, que os instrumentos utilizados necessitam de alterações. Além disso a pesquisa deva ser contínua, sugere que seja pesquisado letramento em avaliação em línguas. 1 Não 2022-09-30T20:39:50Z 2022-09-30 2022-09-30T20:39:50Z 2022-09-19 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6391 por Acesso Aberto Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Avaliação
Libras
Letramento em Avaliação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
spellingShingle Avaliação
Libras
Letramento em Avaliação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
Silva, Amanda Souza da
Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus
topic_facet Avaliação
Libras
Letramento em Avaliação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
description This research is located in Applied Linguistics field and deals with the evaluation of deaf students. Learning assessment has been a broad field of research with different perspectives, aiming a more specialized angle applying a qualitative nature. The study intent to reflect about evaluation and the literacy assessment in the deaf education context. The specific objectives demonstrate how teachers of the deaf students apply assessment tools for teaching Brazilian Sign Language “Libras” as L1, list instruments that are proposed and used in the deaf evaluation. The research methodology is based on qualitative research (ANDRÉ, 2013; PERREIRA, 2018) and the case study method (YIN, 2001). The research context was applied at the Augusto Carneiro dos Santos State School, as research instruments questionnaires were used, with five participants between teachers and school students, the data analysis applied was proposed by Bardin (2011). The results achieved are that the evaluation is in constant alternation, in view of the results it is concluded that the evaluation must be more specific, that the instruments used need alterations. In addition, the research should be continuous and the literacy assessment in languages must be more explored and researched.
author_additional Bastos, Elizandra de Lima Silva
author_additionalStr Bastos, Elizandra de Lima Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Amanda Souza da
title Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus
title_short Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus
title_full Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus
title_fullStr Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus
title_full_unstemmed Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus
title_sort avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de manaus
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6391
_version_ 1831969855617630208
score 11.755432