Trabalho de Conclusão de Curso

Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19

The disease caused by the new Covid-19 has affected several lives worldwide. In this way, some routine human actions such as work, study, and interaction with other people have undergone drastic changes, with the implementation of Biosecurity measures to contain the advance of the pandemic. Measures...

ver descrição completa

Autor principal: Acris, Danielly
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6420
id oai:localhost:prefix-6420
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-64202025-03-10T20:47:20Z Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19 Acris, Danielly Araújo, Tales Vinicius Marinho de http://lattes.cnpq.br/3224926328060504 Coutinho, Taciana de Carvalho Lemos, Radamés Gonçalves de Araújo, Tales Vinicius Marinho de Escola Pública Ensino remoto Ferramentas metodológicas Pandemia CIENCIAS BIOLOGICAS Ensino à distância The disease caused by the new Covid-19 has affected several lives worldwide. In this way, some routine human actions such as work, study, and interaction with other people have undergone drastic changes, with the implementation of Biosecurity measures to contain the advance of the pandemic. Measures for sanitary control were recommended by governments and health authorities, directly affecting the country's education sector. Due to this challenge, the government, through the MEC, made in-person classes of all levels and spheres more flexible to continue their activities remotely. Based on these questions, it carried out a research with a qualitative-quantitative approach, of the descriptive and exploratory type, characterized by being a field research, and aimed to know the experience of remote teaching by teachers of the disciplines of Natural Sciences, Biology and Chemistry of the Basic education in times of Covid-19 Pandemic in Benjamin Constant - Am. In this way, the research contributed to broadening the debate on the experience of remote teaching by elementary school teachers in times of the Covid-19 Pandemic, as well as making it possible to identify the main difficulties encountered by teachers. In addition, there was a description of the procedures and methodological tools used by the teachers, verifying how the remote classes were contextualized. A doença provocada pelo novo Covid-19 acometeu diversas vidas no mundo inteiro. Deste modo algumas ações rotineiras do homem como trabalho, estudo, e interação com outras pessoas sofreram alterações drásticas, havendo a implementação de medidas de Biossegurança para conter o avanço da pandemia. Medidas para controle sanitário foram recomendadas pelos governantes e autoridades da área da saúde, afetando diretamente o setor educacional do país. Em virtude desse desafio, o governo através do MEC flexibilizou as aulas presencias de todos os níveis e esferas a continuarem suas atividades de forma remota. Com base nessas questões, realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, caracterizando-se por ser uma pesquisa de campo, e objetivou conhecer a experiência do ensino remoto por professores das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Química do ensino básico em tempos de Pandemia de Covid-19 em Benjamin Constant - Am. Desta forma, a pesquisa contribuiu para ampliar o debate sobre a experiência do ensino remoto por professores do ensino básico em tempos de Pandemia de Covid-19 bem como possibilitou na identificação das principais dificuldades encontradas pelos professores. Além disso ocorreu a descrição dos procedimentos e ferramentas metodológicas utilizadas pelos professores, verificando de que forma as aulas remotas foram contextualizadas. 2 Apresentar mensagens de confirmação de carregamento de cada item, pois, eu enviei o TCC em uma data, e quando a tela voltou não dizia se houve o envio ou não, ou qual item sequenciava. Sim Elaborar ficha catalográfica e anexar cada arquivo 2022-10-04T17:32:24Z 2022-05-09 2022-10-04T17:32:24Z 2022-04-26 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6420 por Acesso Aberto Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) sala de reunião do Instituto de Natureza e Cultura-INC/UFAM Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Escola Pública
Ensino remoto
Ferramentas metodológicas
Pandemia
CIENCIAS BIOLOGICAS
Ensino à distância
spellingShingle Escola Pública
Ensino remoto
Ferramentas metodológicas
Pandemia
CIENCIAS BIOLOGICAS
Ensino à distância
Acris, Danielly
Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19
topic_facet Escola Pública
Ensino remoto
Ferramentas metodológicas
Pandemia
CIENCIAS BIOLOGICAS
Ensino à distância
description The disease caused by the new Covid-19 has affected several lives worldwide. In this way, some routine human actions such as work, study, and interaction with other people have undergone drastic changes, with the implementation of Biosecurity measures to contain the advance of the pandemic. Measures for sanitary control were recommended by governments and health authorities, directly affecting the country's education sector. Due to this challenge, the government, through the MEC, made in-person classes of all levels and spheres more flexible to continue their activities remotely. Based on these questions, it carried out a research with a qualitative-quantitative approach, of the descriptive and exploratory type, characterized by being a field research, and aimed to know the experience of remote teaching by teachers of the disciplines of Natural Sciences, Biology and Chemistry of the Basic education in times of Covid-19 Pandemic in Benjamin Constant - Am. In this way, the research contributed to broadening the debate on the experience of remote teaching by elementary school teachers in times of the Covid-19 Pandemic, as well as making it possible to identify the main difficulties encountered by teachers. In addition, there was a description of the procedures and methodological tools used by the teachers, verifying how the remote classes were contextualized.
author_additional Araújo, Tales Vinicius Marinho de
author_additionalStr Araújo, Tales Vinicius Marinho de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Acris, Danielly
title Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19
title_short Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19
title_full Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19
title_fullStr Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM em tempos de pandemia de COVID-19
title_sort retrato do ensino não presencial em escolas públicas do município de benjamin constant – am em tempos de pandemia de covid-19
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6420
_version_ 1831969842857508864
score 11.755432