Artigo

Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação

This research sought to identify how Physical Education teachers have been producing innovative practices in their work contexts. Qualitative research was conducted based on the principles of action research. Eighteen Physical Education teachers from schools in Manaus/AM participated in continuing e...

ver descrição completa

Autor principal: Melo, Phellipe Froes
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6634
id oai:localhost:prefix-6634
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-66342025-03-10T21:00:04Z Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação Continuing training of Physical Education teachers in Manaus/AM: report of an action-research Melo, Phellipe Froes Oliveira, Victor José Machado de http://lattes.cnpq.br/7335514115153220 Streit, Inês Amanda http://lattes.cnpq.br/2903228491671741 Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 https://orcid.org/0000-0001-7389-9457 https://orcid.org/0000-0001-7962-8746 Educação física escolar Inovação pedagógica Desinvestimento pedagógico Amazonas CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação física - Estudo e ensino - Manaus (AM) Inovações educacionais Prática de ensino This research sought to identify how Physical Education teachers have been producing innovative practices in their work contexts. Qualitative research was conducted based on the principles of action research. Eighteen Physical Education teachers from schools in Manaus/AM participated in continuing education based on collective action oriented towards solving problems oriented in the school context. Four academics from the Physical Education course and two coordinators of continuing education also participated. For data production, field diaries produced by academics were used. Elements that are related to innovative practices and pedagogical disinvestment were identifi ed, such as school culture, the devaluation of Physical Education and the lack of resources. On the other hand, we observed an innovative and confrontational attitude on the part of teachers in search of appreciation for Physical Education and their teachi ng work. Continuing education proved to be a fruitful locus for work and collective reflection in search of solving everyday problems and sharing successful experiences. Esta pesquisa buscou identificar como os professores de Educação Física vem produzindo práticas inovadoras nos seus contextos de trabalho. Foi realizada uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu a partir dos princípios da pesquisa-ação. Dezoito professor es/as de Educação Física de escolas de Manaus/AM participaram de uma formação continuada que teve como base a ação coletiva orientada na resolução de problemas oriundos do contexto escolar. Também participaram quatro acadêmicos/as do curso de Educação Física e dois professores coordenadores da formação continuada. Para a produção dos dados foram utilizados diários de campo produzidos pelos/as acadêmicos/as. Foram identificados elementos que estão relacionados com práticas inovadoras e o desinvestimento pedagógico, como a cultura escolar, a desvalorização da Educação Física e a falta de recursos. Por outro lado, observou-se a atitude inovadora e de enfrentamento por parte dos professores em busca de valorização da Educação Física e do seu trabalho docente. A formação continuada se mostrou como um lócus profícuo para o trabalho e reflexão coletiva em busca de resolução de problemas cotidianos e compartilhamento de experiências bem sucedidas. 2 Não 2023-05-09T20:44:26Z 2023-05-09T20:44:26Z 2023-02-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6634 por Acesso Aberto Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Educação Física - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação física escolar
Inovação pedagógica
Desinvestimento pedagógico
Amazonas
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação física - Estudo e ensino - Manaus (AM)
Inovações educacionais
Prática de ensino
spellingShingle Educação física escolar
Inovação pedagógica
Desinvestimento pedagógico
Amazonas
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação física - Estudo e ensino - Manaus (AM)
Inovações educacionais
Prática de ensino
Melo, Phellipe Froes
Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação
topic_facet Educação física escolar
Inovação pedagógica
Desinvestimento pedagógico
Amazonas
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação física - Estudo e ensino - Manaus (AM)
Inovações educacionais
Prática de ensino
description This research sought to identify how Physical Education teachers have been producing innovative practices in their work contexts. Qualitative research was conducted based on the principles of action research. Eighteen Physical Education teachers from schools in Manaus/AM participated in continuing education based on collective action oriented towards solving problems oriented in the school context. Four academics from the Physical Education course and two coordinators of continuing education also participated. For data production, field diaries produced by academics were used. Elements that are related to innovative practices and pedagogical disinvestment were identifi ed, such as school culture, the devaluation of Physical Education and the lack of resources. On the other hand, we observed an innovative and confrontational attitude on the part of teachers in search of appreciation for Physical Education and their teachi ng work. Continuing education proved to be a fruitful locus for work and collective reflection in search of solving everyday problems and sharing successful experiences.
author_additional Oliveira, Victor José Machado de
author_additionalStr Oliveira, Victor José Machado de
format Artigo
author Melo, Phellipe Froes
title Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação
title_short Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação
title_full Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação
title_fullStr Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação
title_sort formação continuada de professores de educação física em manaus/am: relato de uma pesquisa-ação
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6634
_version_ 1831969894728466432
score 11.755432