/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is...
Autor principal: | Meireles, Emmely Ketlem Rosas |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767 |
id |
oai:localhost:prefix-6767 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-67672025-03-10T21:10:52Z Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física Meireles, Emmely Ketlem Rosas Meireles, Evelym Chaves http://lattes.cnpq.br/1050189712441812 Silva, Lúcio Fabio Pereira da http://lattes.cnpq.br/8596952901602143 Martinez, Silvina Gómez Silva, Fabrício Valentim Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning. A formação de conceitos, processo diretamente relacionado à construção de conhecimentos, tem sido alvo de diversas pesquisas no Brasil e no mundo. Neste trabalho, direciona-se às discussões para uma das teorias cognitivistas que apresentam modelos teóricos para a conceitualização do real. Trata-se da Teoria dos Campos Conceituais- TCC, elaborada por Gérard Vergnaud e apoiada nos princípios de Piaget e Vygotsky, que subsidia o professor na compreensão do processo de aquisição dos conceitos, bem como na construção dos campos conceituais. Elaborou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, que inicialmente reuniu informações acerca do ensino de Física atual, seus problemas e desafios, e as perspectivas metodológicas para um ensino significativo. Por fim, realizou-se a análise de três trabalhos da área de Física que, fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais, implementaram atividades didáticas através de situações-problema com vistas em uma potencialização do ensino e da aprendizagem. 2 Não 2023-07-03T15:14:10Z 2023-07-03T15:14:10Z 2023-03-03 Trabalho de Conclusão de Curso MEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (Am) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino |
spellingShingle |
Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Meireles, Emmely Ketlem Rosas Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
topic_facet |
Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino |
description |
Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning. |
author_additional |
Meireles, Evelym Chaves |
author_additionalStr |
Meireles, Evelym Chaves |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Meireles, Emmely Ketlem Rosas |
title |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_short |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_full |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_fullStr |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_sort |
reflexões sobre a teoria dos campos conceituais no ensino de física |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767 |
_version_ |
1831969920900923392 |
score |
11.755432 |