Trabalho de Conclusão de Curso

Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física

Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is...

ver descrição completa

Autor principal: Meireles, Emmely Ketlem Rosas
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767
id oai:localhost:prefix-6767
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-67672025-03-10T21:10:52Z Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física Meireles, Emmely Ketlem Rosas Meireles, Evelym Chaves http://lattes.cnpq.br/1050189712441812 Silva, Lúcio Fabio Pereira da http://lattes.cnpq.br/8596952901602143 Martinez, Silvina Gómez Silva, Fabrício Valentim Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning. A formação de conceitos, processo diretamente relacionado à construção de conhecimentos, tem sido alvo de diversas pesquisas no Brasil e no mundo. Neste trabalho, direciona-se às discussões para uma das teorias cognitivistas que apresentam modelos teóricos para a conceitualização do real. Trata-se da Teoria dos Campos Conceituais- TCC, elaborada por Gérard Vergnaud e apoiada nos princípios de Piaget e Vygotsky, que subsidia o professor na compreensão do processo de aquisição dos conceitos, bem como na construção dos campos conceituais. Elaborou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, que inicialmente reuniu informações acerca do ensino de Física atual, seus problemas e desafios, e as perspectivas metodológicas para um ensino significativo. Por fim, realizou-se a análise de três trabalhos da área de Física que, fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais, implementaram atividades didáticas através de situações-problema com vistas em uma potencialização do ensino e da aprendizagem. 2 Não 2023-07-03T15:14:10Z 2023-07-03T15:14:10Z 2023-03-03 Trabalho de Conclusão de Curso MEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (Am) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Teoria dos Campos Conceituais
Conceptual Fields Theory
Situações
Situations
Aprendizagem
Learning
Ensino de Física
Teaching Physics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Física - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
spellingShingle Teoria dos Campos Conceituais
Conceptual Fields Theory
Situações
Situations
Aprendizagem
Learning
Ensino de Física
Teaching Physics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Física - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Meireles, Emmely Ketlem Rosas
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
topic_facet Teoria dos Campos Conceituais
Conceptual Fields Theory
Situações
Situations
Aprendizagem
Learning
Ensino de Física
Teaching Physics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Física - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
description Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning.
author_additional Meireles, Evelym Chaves
author_additionalStr Meireles, Evelym Chaves
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Meireles, Emmely Ketlem Rosas
title Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_short Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_full Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_fullStr Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_full_unstemmed Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_sort reflexões sobre a teoria dos campos conceituais no ensino de física
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767
_version_ 1831969920900923392
score 11.755432