/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio
The objective of this study was to highlight the contribution of school physical education to the autonomy of the practice of physical activity and of the egress. More specifically, we sought to: address the concept of physical activity, its importance and its benefits in the lives of those who prac...
Autor principal: | Oliveira, Raquel Procópio de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6856 |
id |
oai:localhost:prefix-6856 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-68562023-08-16T15:12:22Z A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio Oliveira, Raquel Procópio de Matos, Gláucio Campos Gomes de http://lattes.cnpq.br/3029233831909914 Atividade Física Autonomia Ensino Médio Educação Física Escolar CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Educação física (Ensino médio) Esportes escolares Exercícios físicos The objective of this study was to highlight the contribution of school physical education to the autonomy of the practice of physical activity and of the egress. More specifically, we sought to: address the concept of physical activity, its importance and its benefits in the lives of those who practice it; to infer about the importance of school physical education for the autonomy of graduates and to report the experience of conducting the internship during physical education classes with third-year high school classes, the future graduates. Data were collected from the application of two questionnaires, an initial one containing 5 questions and a final one, after practical classes during the conducting, containing 4 questions. Students from two classes of the 3rd year of high school at a public school located in the city of Manaus participated. In all, there were 85 students of both genders, 48 students belonging to the 3rd year 1 and 37 students belonging to the 3rd year 3. The results indicated that the greater contribution of School Physical Education to acquiring autonomy, in addition to the theoretical knowledge they have about the subject is in encouraging the practice of physical activity, with the activities carried out and with the teacher's planning and strategies through the application of their lesson plans. O objetivo deste estudo foi destacar a contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física e do egresso. Mais especificamente buscou-se: abordar o conceito de atividade física, importância e seus benefícios na vida de quem pratica; inferir sobre a importância da educação física escolar para a autonomia dos egressos e relatar a vivência da regência de estágio durante as aulas de educação física com as turmas de terceiros anos do ensino médio, os futuros egressos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de dois questionários, um inicial contendo 5 questões e um final, após as aulas práticas durante a regência contendo 4 questões. Participaram alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Manaus. Ao todo foram 85 alunos de ambos os sexos, sendo 48 alunos pertencentes ao 3º ano 1 e 37 alunos pertencentes ao 3º ano 3. Os resultados indicaram que a contribuição maior da Educação Física Escolar para adquirir autonomia, além do conhecimento teórico que eles têm sobre o assunto, está no incentivo à prática da atividade física, com as atividades realizadas e com o planejamento e estratégias do professor mediante a aplicação dos seus planos de aula. 3 Sim 2023-08-16T15:11:57Z 2023-08-16T15:11:57Z 2023-03-01 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6856 por Acesso Aberto Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Atividade Física Autonomia Ensino Médio Educação Física Escolar CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Educação física (Ensino médio) Esportes escolares Exercícios físicos |
spellingShingle |
Atividade Física Autonomia Ensino Médio Educação Física Escolar CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Educação física (Ensino médio) Esportes escolares Exercícios físicos Oliveira, Raquel Procópio de A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio |
topic_facet |
Atividade Física Autonomia Ensino Médio Educação Física Escolar CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Educação física (Ensino médio) Esportes escolares Exercícios físicos |
description |
The objective of this study was to highlight the contribution of school physical education to the autonomy of the practice of physical activity and of the egress. More specifically, we sought to: address the concept of physical activity, its importance and its benefits in the lives of those who practice it; to infer about the importance of school physical education for the autonomy of graduates and to report the experience of conducting the internship during physical education classes with third-year high school classes, the future graduates. Data were collected from the application of two questionnaires, an initial one containing 5 questions and a final one, after practical classes during the conducting, containing 4 questions. Students from two classes of the 3rd year of high school at a public school located in the city of Manaus participated. In all, there were 85 students of both genders, 48 students belonging to the 3rd year 1 and 37 students belonging to the 3rd year 3. The results indicated that the greater contribution of School Physical Education to acquiring autonomy, in addition to the theoretical knowledge they have about the subject is in encouraging the practice of physical activity, with the activities carried out and with the teacher's planning and strategies through the application of their lesson plans. |
author_additional |
Matos, Gláucio Campos Gomes de |
author_additionalStr |
Matos, Gláucio Campos Gomes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Oliveira, Raquel Procópio de |
title |
A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio |
title_short |
A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio |
title_full |
A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio |
title_fullStr |
A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio |
title_sort |
contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6856 |
_version_ |
1774810257425432576 |
score |
11.653393 |