Trabalho de Conclusão de Curso

A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio

The objective of this study was to highlight the contribution of school physical education to the autonomy of the practice of physical activity and of the egress. More specifically, we sought to: address the concept of physical activity, its importance and its benefits in the lives of those who prac...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Raquel Procópio de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6856
id oai:localhost:prefix-6856
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-68562023-08-16T15:12:22Z A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio Oliveira, Raquel Procópio de Matos, Gláucio Campos Gomes de http://lattes.cnpq.br/3029233831909914 Atividade Física Autonomia Ensino Médio Educação Física Escolar CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Educação física (Ensino médio) Esportes escolares Exercícios físicos The objective of this study was to highlight the contribution of school physical education to the autonomy of the practice of physical activity and of the egress. More specifically, we sought to: address the concept of physical activity, its importance and its benefits in the lives of those who practice it; to infer about the importance of school physical education for the autonomy of graduates and to report the experience of conducting the internship during physical education classes with third-year high school classes, the future graduates. Data were collected from the application of two questionnaires, an initial one containing 5 questions and a final one, after practical classes during the conducting, containing 4 questions. Students from two classes of the 3rd year of high school at a public school located in the city of Manaus participated. In all, there were 85 students of both genders, 48 students belonging to the 3rd year 1 and 37 students belonging to the 3rd year 3. The results indicated that the greater contribution of School Physical Education to acquiring autonomy, in addition to the theoretical knowledge they have about the subject is in encouraging the practice of physical activity, with the activities carried out and with the teacher's planning and strategies through the application of their lesson plans. O objetivo deste estudo foi destacar a contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física e do egresso. Mais especificamente buscou-se: abordar o conceito de atividade física, importância e seus benefícios na vida de quem pratica; inferir sobre a importância da educação física escolar para a autonomia dos egressos e relatar a vivência da regência de estágio durante as aulas de educação física com as turmas de terceiros anos do ensino médio, os futuros egressos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de dois questionários, um inicial contendo 5 questões e um final, após as aulas práticas durante a regência contendo 4 questões. Participaram alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Manaus. Ao todo foram 85 alunos de ambos os sexos, sendo 48 alunos pertencentes ao 3º ano 1 e 37 alunos pertencentes ao 3º ano 3. Os resultados indicaram que a contribuição maior da Educação Física Escolar para adquirir autonomia, além do conhecimento teórico que eles têm sobre o assunto, está no incentivo à prática da atividade física, com as atividades realizadas e com o planejamento e estratégias do professor mediante a aplicação dos seus planos de aula. 3 Sim 2023-08-16T15:11:57Z 2023-08-16T15:11:57Z 2023-03-01 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6856 por Acesso Aberto Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Atividade Física
Autonomia
Ensino Médio
Educação Física Escolar
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Educação física (Ensino médio)
Esportes escolares
Exercícios físicos
spellingShingle Atividade Física
Autonomia
Ensino Médio
Educação Física Escolar
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Educação física (Ensino médio)
Esportes escolares
Exercícios físicos
Oliveira, Raquel Procópio de
A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio
topic_facet Atividade Física
Autonomia
Ensino Médio
Educação Física Escolar
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Educação física (Ensino médio)
Esportes escolares
Exercícios físicos
description The objective of this study was to highlight the contribution of school physical education to the autonomy of the practice of physical activity and of the egress. More specifically, we sought to: address the concept of physical activity, its importance and its benefits in the lives of those who practice it; to infer about the importance of school physical education for the autonomy of graduates and to report the experience of conducting the internship during physical education classes with third-year high school classes, the future graduates. Data were collected from the application of two questionnaires, an initial one containing 5 questions and a final one, after practical classes during the conducting, containing 4 questions. Students from two classes of the 3rd year of high school at a public school located in the city of Manaus participated. In all, there were 85 students of both genders, 48 students belonging to the 3rd year 1 and 37 students belonging to the 3rd year 3. The results indicated that the greater contribution of School Physical Education to acquiring autonomy, in addition to the theoretical knowledge they have about the subject is in encouraging the practice of physical activity, with the activities carried out and with the teacher's planning and strategies through the application of their lesson plans.
author_additional Matos, Gláucio Campos Gomes de
author_additionalStr Matos, Gláucio Campos Gomes de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Oliveira, Raquel Procópio de
title A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio
title_short A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio
title_full A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio
title_fullStr A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio
title_full_unstemmed A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio
title_sort contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6856
_version_ 1774810257425432576
score 11.653393