Trabalho de Conclusão de Curso

Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas

The present work deals with an experimental class on a topic of spatial geometry: The volume of the pyramid and the Cavalieri Principle. The class was proposed to teach geometry through a dynamic methodology that awakens students' interest in mathematics. For this, an experimental class script was f...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Edenise da Silva
Outros Autores: Rodrigues, Agnaldo Brazão
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: ICE - Instituto de Ciências Exatas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6885
id oai:localhost:prefix-6885
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-68852025-04-03T18:57:56Z Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas Santos, Edenise da Silva Rodrigues, Agnaldo Brazão Santos, Maria Rosilene Barroso dos http://lattes.cnpq.br/5772735504029374 Moreira, Dimas Martinez Santos, Maria Rosilene Barroso dos 5772735504029374 Volume da Pirâmide Princípio de Cavalieri Aula Experimental Geometria Espacial CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Aprendizagem experimental - Matemática The present work deals with an experimental class on a topic of spatial geometry: The volume of the pyramid and the Cavalieri Principle. The class was proposed to teach geometry through a dynamic methodology that awakens students' interest in mathematics. For this, an experimental class script was followed, available on the Multimedia Math website, https://m3.ime.unicamp.br/. The methodology used was qualitative and for data collection the technique of applying tests on the standard theme, made available to students from high schools in the municipalities of São Gabriel da Cachoeira and Itacoatiara in the State of Amazonas. Through the obtained data, it was observed the great deficiency in the learning of geometry. O presente trabalho versa sobre uma aula experimental de um tópico de geometria espacial: O volume da pirâmide e o Principio de Cavalieri. A aula teve como proposta ensinar geometria por meio de uma metodologia dinâmica que desperte o interesse dos alunos pela matemática. Para isso, foi seguido um roteiro da aula experimental disponível no site Matemática Multimídia, https://m3.ime.unicamp.br/. A metodologia utilizada foi a qualitativa e para coleta de dados, a técnica de aplicação de questionários sobre o tema proposto, disponibilizados aos alunos das escolas do ensino médio dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Itacoatiara do Estado do Amazonas. Por meio dos dados obtidos, observou-se a grande deficiência dos alunos na aprendizagem de geometria. 2 Não 2023-08-24T13:55:58Z 2023-08-24T13:55:58Z 2023-04-26 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6885 por Acesso Aberto ICE - Instituto de Ciências Exatas Manaus (AM) Especialização em ensino da Matemática para o Ensino Médio
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Volume da Pirâmide
Princípio de Cavalieri
Aula Experimental
Geometria Espacial
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Aprendizagem experimental - Matemática
spellingShingle Volume da Pirâmide
Princípio de Cavalieri
Aula Experimental
Geometria Espacial
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Aprendizagem experimental - Matemática
Santos, Edenise da Silva
Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas
topic_facet Volume da Pirâmide
Princípio de Cavalieri
Aula Experimental
Geometria Espacial
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Aprendizagem experimental - Matemática
description The present work deals with an experimental class on a topic of spatial geometry: The volume of the pyramid and the Cavalieri Principle. The class was proposed to teach geometry through a dynamic methodology that awakens students' interest in mathematics. For this, an experimental class script was followed, available on the Multimedia Math website, https://m3.ime.unicamp.br/. The methodology used was qualitative and for data collection the technique of applying tests on the standard theme, made available to students from high schools in the municipalities of São Gabriel da Cachoeira and Itacoatiara in the State of Amazonas. Through the obtained data, it was observed the great deficiency in the learning of geometry.
author_additional Santos, Maria Rosilene Barroso dos
author_additionalStr Santos, Maria Rosilene Barroso dos
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Santos, Edenise da Silva
author2 Rodrigues, Agnaldo Brazão
author2Str Rodrigues, Agnaldo Brazão
title Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas
title_short Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas
title_full Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas
title_fullStr Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas
title_full_unstemmed Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas
title_sort volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas
publisher ICE - Instituto de Ciências Exatas
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6885
_version_ 1831969938974179328
score 11.755432