Trabalho de Conclusão de Curso

As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus

This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of tea...

ver descrição completa

Autor principal: Pinto, Heloísa Geovanna Martins
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915
id oai:localhost:prefix-6915
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-69152025-03-10T21:08:53Z As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus Pinto, Heloísa Geovanna Martins Bissoli, Michelle de Freitas http://lattes.cnpq.br/8731672923902328 Both, Ilaine Inês http://lattes.cnpq.br/6659627162111294 https://orcid.org/0000-0002-2570-4392 https://orcid.org/0000-0003-1673-5872 Jogos Brincadeiras Desenvolvimento Brincar Educação Infantil Games Play Development To play Child education CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação infantil - Manaus (AM) Professores de educação infantil Jogos infantis Jogos educativos Brincadeiras This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child. O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil, como indispensáveis para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. Teve como objetivo compreender que concepções sobre jogos e brincadeiras orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. Objetivou, ainda sistematizar as contribuições teóricas de autores que se dedicam aos jogos e brincadeiras como objeto de pesquisa, assim como identificar e averiguar as concepções das professoras da creche a respeito do papel de jogos e brincadeiras na formação das crianças. A pesquisa foi constituída a partir de uma abordagem qualitativa, com trabalho de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com as professoras da creche. Os resultados demonstraram que as professoras da creche compreendem a relevância do brincar na primeira etapa da Educação Básica como imprescindível para a aprendizagem das habilidades e para o desenvolvimento integral da criança. 1 Não 2023-09-19T20:54:41Z 2023-09-19T20:54:41Z 2023-06-19 Trabalho de Conclusão de Curso PINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915 por Acesso Aberto Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
Brincar
Educação Infantil
Games
Play
Development
To play
Child education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação infantil - Manaus (AM)
Professores de educação infantil
Jogos infantis
Jogos educativos
Brincadeiras
spellingShingle Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
Brincar
Educação Infantil
Games
Play
Development
To play
Child education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação infantil - Manaus (AM)
Professores de educação infantil
Jogos infantis
Jogos educativos
Brincadeiras
Pinto, Heloísa Geovanna Martins
As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
topic_facet Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
Brincar
Educação Infantil
Games
Play
Development
To play
Child education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação infantil - Manaus (AM)
Professores de educação infantil
Jogos infantis
Jogos educativos
Brincadeiras
description This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child.
author_additional Bissoli, Michelle de Freitas
author_additionalStr Bissoli, Michelle de Freitas
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Pinto, Heloísa Geovanna Martins
title As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_short As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_full As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_fullStr As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_full_unstemmed As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
title_sort as concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de manaus
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915
_version_ 1831969943606788096
score 11.755432