Trabalho de Conclusão de Curso

Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus

Playing is essential for child development, because it stimulates autonomy, creativity, and reflexive abilities, acting on the child's physical, social, cultural, emotional, affective, and cognitive development. The study's objective is to understand the conceptions about games and play that guide t...

ver descrição completa

Autor principal: Leão, Leticia Ramos Flores
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7111
id oai:localhost:prefix-7111
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-71112025-03-10T21:15:53Z Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus Leão, Leticia Ramos Flores Bissoli, Michelle de Freitas Carvalho, Ana Paula Lima de Oliveira Pré-escola Brincar Desenvolvimento humano CIENCIAS HUMANAS Playing is essential for child development, because it stimulates autonomy, creativity, and reflexive abilities, acting on the child's physical, social, cultural, emotional, affective, and cognitive development. The study's objective is to understand the conceptions about games and play that guide the work of teachers of a public preschool in the south zone of Manaus. Regarding the data collection procedure, a semi-structured interview composed of 10 questions was conducted with 4 teachers. According to what was expressed by the teachers in the interviews, playing is valued as an important aspect of the practice, although it is understood from the perspective of didactic play, in the service of teaching content, which devalues playfulness, shows a conception of curriculum away from what the Brazilian legislation on early childhood education advocates and limits the development of the child. O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois estimula sua autonomia, criatividade e habilidades reflexivas, atuando em seu desenvolvimento físico, social, cultural, emocional, afetivo e cognitivo. O objetivo do estudo é compreender as concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma pré-escola pública da zona sul de Manaus. No que concerne ao procedimento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada composta por 10 perguntas com 4 professoras. De acordo com o que foi manifestado pelas professoras nas entrevistas, o brincar é valorizado como importante aspecto da prática, embora seja compreendido sob a perspectiva de jogo didático, a serviço do ensino de conteúdos, o que desvaloriza o lúdico, mostra uma concepção de currículo afastada do que preconiza a legislação brasileira sobre \educação Infantil e limita, assim, o desenvolvimento da criança. 1 Não 2023-10-23T14:41:42Z 2023-10-23T14:41:42Z 2023-07-04 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7111 por Acesso Aberto Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Pré-escola
Brincar
Desenvolvimento humano
CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Pré-escola
Brincar
Desenvolvimento humano
CIENCIAS HUMANAS
Leão, Leticia Ramos Flores
Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus
topic_facet Pré-escola
Brincar
Desenvolvimento humano
CIENCIAS HUMANAS
description Playing is essential for child development, because it stimulates autonomy, creativity, and reflexive abilities, acting on the child's physical, social, cultural, emotional, affective, and cognitive development. The study's objective is to understand the conceptions about games and play that guide the work of teachers of a public preschool in the south zone of Manaus. Regarding the data collection procedure, a semi-structured interview composed of 10 questions was conducted with 4 teachers. According to what was expressed by the teachers in the interviews, playing is valued as an important aspect of the practice, although it is understood from the perspective of didactic play, in the service of teaching content, which devalues playfulness, shows a conception of curriculum away from what the Brazilian legislation on early childhood education advocates and limits the development of the child.
author_additional Bissoli, Michelle de Freitas
author_additionalStr Bissoli, Michelle de Freitas
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Leão, Leticia Ramos Flores
title Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus
title_short Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus
title_full Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus
title_fullStr Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus
title_full_unstemmed Compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de Manaus
title_sort compreensão sobre jogos e brincadeiras e o trabalho pedagógico das professoras de uma pré-escola pública de manaus
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7111
_version_ 1831969976419876864
score 11.753896