/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19
This study aims to investigate how Didactic Planning took place in the early years of elementary school in the return of face-to-face classes in a public school in Parintins in times of the Covid- 19 Pandemic. It was also proposed to identify the main concerns and preparation of teachers regarding t...
Autor principal: | Castro, Elizandra de Oliveira |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7131 |
id |
oai:localhost:prefix-7131 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-71312025-03-10T21:06:38Z O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19 Castro, Elizandra de Oliveira Vasconcelos, Corina Fátima Costa http://lattes.cnpq.br/7806888496537416 Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8874787175007937 Silva, Fernanda Priscila Alves da http://lattes.cnpq.br/8974793810131720 0000-0001-9926-1048 0000-0003-4249-7142 0000-0003-3795-3916 Planejamento didático Ensino Remoto Pandemia Covid-19 CIÊNCIAS HUMANAS COVID-19, Pandemia de, 2020- Planejamento educacional This study aims to investigate how Didactic Planning took place in the early years of elementary school in the return of face-to-face classes in a public school in Parintins in times of the Covid- 19 Pandemic. It was also proposed to identify the main concerns and preparation of teachers regarding the return to face-to-face classes, describe how the didactic planning was elaborated by the teachers and present their difficulties and strategies used in the elaboration of the didactic planning for the return of face-to-face classes. This research took a qualitative approach and was carried out in a school in the municipal network of Parintins-AM, with a group of four teachers who teach classes in the early years of elementary school (1st to 5th) as interviewed subjects. In the production of data, a semi-structured interview was used. The results show that with the Covid-19 pandemic, there was a very large delay in the educational process of children, since a majority did not have the opportunity to follow online classes, as they did not have access to technological tools and quality internet. This issue also made it difficult for teachers to elaborate didactic planning. Teachers were not one hundred percent prepared for this return, they would still have to deal with student difficulties. However, little by little, they overcame obstacles as they sought new ways of teaching, creating new learning possibilities. Este estudo tem como objetivo investigar como se deu o Planejamento didático nos anos iniciais do ensino fundamental no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins em tempos da Pandemia da Covid-19. Propôs-se também a identificar as principais preocupações e preparação dos professores com relação ao retorno às aulas presenciais, descrever como foi elaborado o planejamento didático pelas professoras e apresentar as suas dificuldades e estratégias utilizadas na elaboração do planejamento didático para o retorno das aulas presenciais. Esta pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e foi realizada em uma escola da rede municipal de Parintins-AM, tendo como sujeitos entrevistados um grupo de quatro docentes que ministram aulas nos anos iniciais do ensino Fundamental (1o ao 5o). Na produção dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os resultados demonstram que com a pandemia da Covid-19, houve um atraso muito grande no processo educacional das crianças, já que uma maioria não teve a oportunidade de acompanhar as aulas online, por não ter acesso a ferramentas tecnológicas e uma internet de qualidade. Essa questão também dificultava a elaboração do planejamento didático por parte dos professores. Os professores não estavam cem por cento preparados para esse retorno, ainda teriam que lidar com as dificuldades dos estudantes. Porém aos poucos foram superando os obstáculos à medida que buscavam novas maneiras de ensinar, criando novas possibilidades de aprendizagem. 2 Não 2023-10-30T14:18:46Z 2023-10-30T14:18:46Z 2023-07-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo CASTRO, Elizandra de Oliveira. O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Parintins (AM), 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7131 por Acesso Aberto Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Planejamento didático Ensino Remoto Pandemia Covid-19 CIÊNCIAS HUMANAS COVID-19, Pandemia de, 2020- Planejamento educacional |
spellingShingle |
Planejamento didático Ensino Remoto Pandemia Covid-19 CIÊNCIAS HUMANAS COVID-19, Pandemia de, 2020- Planejamento educacional Castro, Elizandra de Oliveira O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19 |
topic_facet |
Planejamento didático Ensino Remoto Pandemia Covid-19 CIÊNCIAS HUMANAS COVID-19, Pandemia de, 2020- Planejamento educacional |
description |
This study aims to investigate how Didactic Planning took place in the early years of elementary school in the return of face-to-face classes in a public school in Parintins in times of the Covid- 19 Pandemic. It was also proposed to identify the main concerns and preparation of teachers regarding the return to face-to-face classes, describe how the didactic planning was elaborated by the teachers and present their difficulties and strategies used in the elaboration of the didactic planning for the return of face-to-face classes. This research took a qualitative approach and was carried out in a school in the municipal network of Parintins-AM, with a group of four teachers who teach classes in the early years of elementary school (1st to 5th) as interviewed subjects. In the production of data, a semi-structured interview was used. The results show that with the Covid-19 pandemic, there was a very large delay in the educational process of children, since a majority did not have the opportunity to follow online classes, as they did not have access to technological tools and quality internet. This issue also made it difficult for teachers to elaborate didactic planning. Teachers were not one hundred percent prepared for this return, they would still have to deal with student difficulties. However, little by little, they overcame obstacles as they sought new ways of teaching, creating new learning possibilities. |
author_additional |
Vasconcelos, Corina Fátima Costa |
author_additionalStr |
Vasconcelos, Corina Fátima Costa |
format |
Artigo |
author |
Castro, Elizandra de Oliveira |
title |
O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_short |
O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_full |
O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
O planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de Parintins-AM em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_sort |
o planejamento didático no retorno das aulas presenciais em uma escola pública de parintins-am em tempos de pandemia da covid-19 |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7131 |
_version_ |
1831969979281440768 |
score |
11.753735 |