/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
Abstract: This research sought to highlight the importance of accessibility in public and private spaces that provide individuals with disabilities and reduced mobility with a better quality of life. As for the procedures, the method used was field research with a sample of 02 subjects. The follo...
Autor principal: | Matos, Carlem Rafaela Soares de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209 |
id |
oai:localhost:prefix-7209 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-72092025-03-10T20:51:33Z Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem Matos, Carlem Rafaela Soares de Pereira, Denilson Diniz http://lattes.cnpq.br/3069772994964210 Pinto, Mariê Augusta de Souza Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do Acessibilidade Deficiência Mobilidade Professores Educação CIENCIAS HUMANAS Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Abstract: This research sought to highlight the importance of accessibility in public and private spaces that provide individuals with disabilities and reduced mobility with a better quality of life. As for the procedures, the method used was field research with a sample of 02 subjects. The following evidence sources were chosen: semi-structured interview, documents, informal direct observation and physical artifacts. It is worth highlighting what can be considered the major challenges for schools in terms of access for students with disabilities: Breaking down existing barriers, especially attitudinal ones; Predict and provide accessibility conditions (physical, communicational and pedagogical) and; create alternatives to avoid exclusionary practices by teachers. In this sense, an education that values the presence of all students lacks investments in actions, adequate materials, teaching qualifications, architectural suitability, but, above all, investments in actions that combat inappropriate and prejudiced attitudes. Keywords: Accessibility; Deficiency; Mobility; Teachers; Education. Resumo: A presente pesquisa buscou evidenciar a importância da acessibilidade em espaços públicos e privados que proporcionem aos sujeitos com deficiência e mobilidade reduzida, uma melhor qualidade de vida. Quanto aos procedimentos, o método utilizado foi a pesquisa de campo com uma amostra de 02 sujeitos. Optou-se pelas seguintes fontes de evidências: entrevista semiestruturada, documentos, observação direta informal e artefatos físicos. Cabe destacar o que podem ser considerados como os grandes desafios para as escolas diante do acesso de alunos com deficiência: Romper as barreiras ainda existentes, principalmente as atitudinais; Prever e prover as condições de acessibilidade (física, comunicacional e pedagógica) e; criar alternativas para evitar práticas excludentes por parte dos professores. Nesse sentido, uma educação que prese pela presença de todos os alunos carece de investimentos em ações, materiais adequados, qualificação docente, adequação arquitetônica, mas, principalmente, investimentos em ações que combatam atitudes inadequadas e preconceituosas. Palavras-Chave: Acessibilidade; Deficiência; Mobilidade; Professores; Educação. 5 Sim 2023-12-12T18:37:14Z 2023-12-12T18:37:14Z 2023-06-13 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Acessibilidade Deficiência Mobilidade Professores Educação CIENCIAS HUMANAS Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade |
spellingShingle |
Acessibilidade Deficiência Mobilidade Professores Educação CIENCIAS HUMANAS Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Matos, Carlem Rafaela Soares de Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem |
topic_facet |
Acessibilidade Deficiência Mobilidade Professores Educação CIENCIAS HUMANAS Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade |
description |
Abstract: This research sought to highlight the importance of accessibility in public and
private spaces that provide individuals with disabilities and reduced mobility with a better
quality of life. As for the procedures, the method used was field research with a sample of
02 subjects. The following evidence sources were chosen: semi-structured interview,
documents, informal direct observation and physical artifacts. It is worth highlighting what
can be considered the major challenges for schools in terms of access for students with
disabilities: Breaking down existing barriers, especially attitudinal ones; Predict and provide
accessibility conditions (physical, communicational and pedagogical) and; create
alternatives to avoid exclusionary practices by teachers. In this sense, an education that
values the presence of all students lacks investments in actions, adequate materials, teaching
qualifications, architectural suitability, but, above all, investments in actions that combat
inappropriate and prejudiced attitudes.
Keywords: Accessibility; Deficiency; Mobility; Teachers; Education. |
author_additional |
Pereira, Denilson Diniz |
author_additionalStr |
Pereira, Denilson Diniz |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Matos, Carlem Rafaela Soares de |
title |
Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem |
title_short |
Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem |
title_full |
Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem |
title_sort |
acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de parintins, no baixo amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209 |
_version_ |
1831969990589284352 |
score |
11.755432 |