Dissertação

Solução de evidenciação dos problemas de acessibilidade nas calçadas de Manaus centrado no usuário com deficiência motora

As barreiras de acessibilidade presentes nos passeios públicos de Manaus constituem um problema que limita a circulação de transeuntes, em especial o usuário com deficiência motora que depende de suas plenas condições. Nesse contexto, procura-se saber de que maneira a abordagem de Design Centrado no...

ver descrição completa

Autor principal: Albuquerque, Ronildo Mourão de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6901405698264086
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9060
Resumo:
As barreiras de acessibilidade presentes nos passeios públicos de Manaus constituem um problema que limita a circulação de transeuntes, em especial o usuário com deficiência motora que depende de suas plenas condições. Nesse contexto, procura-se saber de que maneira a abordagem de Design Centrado no Usuário pode ser aplicada para desenvolvimento de soluções de mediação entre sociedade civil e poder público tendo em vista a melhoria da experiência dos usuários das calçadas de Manaus. Frente a esse problema, o objetivo principal deste trabalho é desenvolver ferramenta para comunicação dos problemas de acessibilidade nos passeios públicos de Manaus aos órgãos responsáveis de acordo com a abordagem de Design Centrado no Usuário com deficiência motora. Para isso, lança-se mão de levantamento bibliográfico acerca de temas como o perfil socioeconômico da pessoa com deficiência motora, os níveis de acessibilidade presentes nas calçadas, o histórico da acessibilidade e inclusão, o Desenho Acessível, as normas de proteção à acessibilidade e a abordagem de Design Centrado no Usuário. A entrevista com especialistas traz olhar técnico sobre as formas como os problemas são resolvidos hoje pelos órgãos responsáveis. A coleta com usuários em potencial traz insumos sobre como enfrentam esses problemas, qual sua familiaridade com o processo de denúncia e como se daria seu modelo mental de resolução. Na etapa projetiva, é desenvolvido aplicativo para a evidenciação dos problemas nos passeios públicos de acordo com a metodologia de Design de experiência do usuário, desde a fase de definição da estratégia até a prototipação visual de alta fidelidade. A validação do protótipo com representantes do público-alvo aponta que a maioria dos usuários, classificaram o aplicativo em desenvolvimento como útil, satisfatório e de fácil uso, indicando seu potencial valor social e tecnológico.