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Limites e possibilidades na perspectiva histórico-cultural para apropriação da cultura escrita por crianças da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus – Amazonas

El siguiente texto es resultado de la investigación que tuvo como objetivo comprender como los niños de edad de 4 y 5 años se apropian y desarrollan el lenguaje escrito. Se trata de um estudio bibliográfico y de campo de carácter cualitativo. Em la investigación bibliográfica se optó por la selecció...

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Autor principal: Souza, Karolina da Silva Saboia de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7444
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spelling oai:localhost:prefix-74442025-03-10T21:22:37Z Limites e possibilidades na perspectiva histórico-cultural para apropriação da cultura escrita por crianças da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus – Amazonas Límites y posibilidades en la perspectiva histórico-cultural para la apropiación de la cultura escrita por niños preescolares en un Centro Municipal de Educación Infantil de Manaos-Amazonas Souza, Karolina da Silva Saboia de Both, Ilaine Inês http://lattes.cnpq.br/6659627162111294 Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de https://orcid.org/0000-0003-1673-5872 Teoria histórico-cultural Cultura escrita Pré-escola CIENCIAS HUMANAS Educação infantil Crianças - Escrita Escrita criativa (Ensino primário) El siguiente texto es resultado de la investigación que tuvo como objetivo comprender como los niños de edad de 4 y 5 años se apropian y desarrollan el lenguaje escrito. Se trata de um estudio bibliográfico y de campo de carácter cualitativo. Em la investigación bibliográfica se optó por la selección y el registro de artículos, disertaciones y libros acerca del tema, basados em la Teoría Histórico-Cultural. Em la investigación de campo los dados fueron colectados por medio de la observación y registro em um cuaderno de campo, guiados por um guion de cuestiones relacionadas al lenguaje escrito y realizada durante la Práctica Supervisada em Educación Infantil, del 8 de marzo de 2023 hasta el 02 de junio de 2023, tres veces a la semana, em uma clase preescolar de um Centro Municipal de Educación Infantil, ubicado em la Zona Norte de la ciudad de Manaus- Amazonas, formada por 21 niños y uma profesora. El análisis del contenido reveló que el proceso de apropiación y desarrollo de la escrita por lo niños empieza em sus primeros meses de vida y no se lo puede resumir a entrenos mecánicos y memorización de letras y silabas, como se há averiguado durante el período de observación que há limitado la formación de los niños. De este modo, se observa la necesidad de la formación de educadores, inicial y continua, sólida para actuación em la Educación Infantil que implique de uma manera intencional la realización de actividades que permitan la ampliación de los niños pequeños em el universo de la cultura escrita. O presente texto é resultado da investigação que teve como objetivo compreender como as crianças da faixa etária de 4 e 5 anos se apropriam e desenvolvem a linguagem escrita. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo de cunho qualitativo. Na pesquisa bibliográfica optou-se pela seleção e fichamento de artigos, dissertações e livros sobre o tema, baseados na Teoria Histórico-Cultural. Na pesquisa de campo, os dados foram levantados por meio da observação e registro em caderno de campo, guiados por um roteiro de questões relacionadas à linguagem escrita e realizada durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, de 08 de março de 2023 a 02 de junho de 2023, três vezes por semana, em uma turma da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na Zona Norte da cidade de Manaus-Amazonas, formada por 21 crianças e uma professora. A análise de conteúdo revelou que o processo de apropriação e desenvolvimento da escrita pela criança inicia nos seus primeiros meses de vida e não pode ser resumido a treinos mecânicos e memorização de letras e sílabas, como constatou-se durante o período de observação que limitou a formação das crianças. Assim, conclui-se a necessidade da formação docente, inicial e continuada, sólida para atuação na Educação Infantil que envolva intencionalmente a realização de atividades que permitam a ampliação das crianças pequenas no universo da cultura escrita. 1 Não 2024-07-15T21:30:12Z 2024-07-15T21:30:12Z 2024-03-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7444 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
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