Trabalho de Conclusão de Curso

Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade

The present course completion work – TCC, entitled “Early Childhood Education: The Pedagogical Practices of Teachers and the Challenges and Perspectives for a Quality Educational Process,” aims to understand the pedagogical practices in early childhood education and the challenges and perspectives a...

ver descrição completa

Autor principal: Agostinho, Marlisson de Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7651
id oai:localhost:prefix-7651
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-76512025-03-10T21:27:57Z Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade Agostinho, Marlisson de Lima Bráulio, Oderlene Bindá http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 Souza, Andreia Francisca de Assis de Campos, Sebastião Melo Educação infantil Pré-escola Práticas docentes, crianças pequenas Aprendizagem e desenvolvimento Early childhood education Teaching practices Learning and developme CIENCIAS HUMANAS . . The present course completion work – TCC, entitled “Early Childhood Education: The Pedagogical Practices of Teachers and the Challenges and Perspectives for a Quality Educational Process,” aims to understand the pedagogical practices in early childhood education and the challenges and perspectives associated with a quality educational process, focusing on the reality of preschool in the Amazon context. The research was conducted through a qualitative approach, using methods such as participant observation, questionnaires, and documentary analysis to collect data on teaching methodologies and interaction with children. The authors that underpin my research are: Mota (2016), Coelho (2020), Arroyo (2014), Rocha (2008), among others. The results indicate that, despite the challenges faced, pedagogical practices can promote a meaningful learning environment. Furthermore, the research highlights the importance of valuing children's cultural identity, fostering their integral development. The study contributes to the reflection on the training of educators and the need for methodologies that respect cultural diversity. Thus, it proposes an education that integrates local experiences and knowledge into the teaching-learning process. O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, intitulado como “Educação infantil: As práticas pedagógicas dos docentes e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade”, tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas na educação infantil e os desafios e perspectivas associadas a um processo educativo de qualidade, com foco na realidade da pré-escola no contexto amazônico. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando métodos como observação participante e questionários, para coletar dados sobre as metodologias docentes e a interação com as crianças. Os autores que embasam minha pesquisa são: Mota (2016), Coelho (2020), Arroyo (2014), Rocha (2008) dentre outros. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados, as práticas pedagógicas podem promover um ambiente de aprendizado significativo. Além disso, a pesquisa evidencia a importância de valorizar a identidade cultural das crianças, favorecendo seu desenvolvimento integral. O estudo contribui para a reflexão sobre a formação dos educadores e a necessidade de metodologias que respeitem a diversidade cultural. Assim, propõe-se uma educação que integre as experiências e saberes locais no processo de ensino-aprendizagem. 5 Sim 2024-08-29T17:52:22Z 2024-08-29T17:52:22Z 2024-08-07 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7651 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) Benjamin Constant (AM) Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação infantil
Pré-escola
Práticas docentes, crianças pequenas
Aprendizagem e desenvolvimento
Early childhood education
Teaching practices
Learning and developme
CIENCIAS HUMANAS
.
.
spellingShingle Educação infantil
Pré-escola
Práticas docentes, crianças pequenas
Aprendizagem e desenvolvimento
Early childhood education
Teaching practices
Learning and developme
CIENCIAS HUMANAS
.
.
Agostinho, Marlisson de Lima
Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade
topic_facet Educação infantil
Pré-escola
Práticas docentes, crianças pequenas
Aprendizagem e desenvolvimento
Early childhood education
Teaching practices
Learning and developme
CIENCIAS HUMANAS
.
.
description The present course completion work – TCC, entitled “Early Childhood Education: The Pedagogical Practices of Teachers and the Challenges and Perspectives for a Quality Educational Process,” aims to understand the pedagogical practices in early childhood education and the challenges and perspectives associated with a quality educational process, focusing on the reality of preschool in the Amazon context. The research was conducted through a qualitative approach, using methods such as participant observation, questionnaires, and documentary analysis to collect data on teaching methodologies and interaction with children. The authors that underpin my research are: Mota (2016), Coelho (2020), Arroyo (2014), Rocha (2008), among others. The results indicate that, despite the challenges faced, pedagogical practices can promote a meaningful learning environment. Furthermore, the research highlights the importance of valuing children's cultural identity, fostering their integral development. The study contributes to the reflection on the training of educators and the need for methodologies that respect cultural diversity. Thus, it proposes an education that integrates local experiences and knowledge into the teaching-learning process.
author_additional Bráulio, Oderlene Bindá
author_additionalStr Bráulio, Oderlene Bindá
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Agostinho, Marlisson de Lima
title Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade
title_short Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade
title_full Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade
title_fullStr Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade
title_full_unstemmed Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade
title_sort educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7651
_version_ 1831970145768046592
score 11.753896