Trabalho de Conclusão de Curso

Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental

His course conclusion work brings the life trajectory of teachers, who studied pedagogy at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM, with the objective of contributing to the understanding of the training of teachers without a degree, through narratives and memories individual information abou...

ver descrição completa

Autor principal: Mota, Aldinéia Libânio
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7669
id oai:localhost:prefix-7669
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-76692025-03-10T21:09:26Z Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental Mota, Aldinéia Libânio Silva, Juçara Lobato da http://lattes.cnpq.br/9268443092573642 Rocha, Eloy da Silva https://lattes.cnpq.br/0988257505165553 https://orcid.org/0000-0001-8544-6383 Formação de professores Educação Amazônica PARFOR Trajetória escolar acadêmica CIENCIAS HUMANAS . . His course conclusion work brings the life trajectory of teachers, who studied pedagogy at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM, with the objective of contributing to the understanding of the training of teachers without a degree, through narratives and memories individual information about basic and higher education, highlighting the experiences and materials collected during the teaching internship, concluding in June 2024. As a result, this formative trajectory, of transformation and individual overcoming, is valued, in addition to the improvement promoted in their pedagogical work. PARFOR represents a milestone in the academic and professional trajectory of teachers in this Amazon region-Juruá microregion. By adapting curricula and methodologies to local realities, the program not only increases the quality of teaching, but also strengthens the commitment to inclusive, sustainable and culturally relevant education. In this research, the issue of reconciling work and education from childhood to professional life. Keywords: Teacher training; Amazon Education PARFOR; Academic school trajectory Este trabalho de conclusão de curso traz a trajetória de vida e de professores, que cursaram pedagogia pelo PARFOR/ UFAM, na cidade de Itamarati/AM, teve o objetivo de contribuir com a compreensão da formação de professores sem licenciatura, através das narrativas e memórias individuais acerca da educação básica e superior, dando destaque as experiências e materiais coletados durante o estágio docência concluindo em junho de 2024. Como resultado constata-se a valorização dessa trajetória formativa, de transformação e superação individual, além da melhoraria promovida no seu fazer pedagógico. O PARFOR representa um marco na trajetória acadêmica e profissional dos professores desta região Amazônica-microrregião do Juruá. Ao adaptar currículos e metodologias às realidades locais, o programa não apenas eleva a qualidade do ensino, mas também fortalece o compromisso com uma educação inclusiva, sustentável e culturalmente relevante, nesta pesquisa sobressai a questão conciliação com o trabalho e a educação desde a infância até a vida profissional. Palavras-chave: Formação de professores; Educação Amazônica PARFOR; Trajetória escolar acadêmica; 1 Melhoria Não 2024-08-30T18:38:07Z 2024-08-30T18:38:07Z 2024-07-17 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7669 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Itamarati (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Formação de professores
Educação Amazônica PARFOR
Trajetória escolar acadêmica
CIENCIAS HUMANAS
.
.
spellingShingle Formação de professores
Educação Amazônica PARFOR
Trajetória escolar acadêmica
CIENCIAS HUMANAS
.
.
Mota, Aldinéia Libânio
Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
topic_facet Formação de professores
Educação Amazônica PARFOR
Trajetória escolar acadêmica
CIENCIAS HUMANAS
.
.
description His course conclusion work brings the life trajectory of teachers, who studied pedagogy at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM, with the objective of contributing to the understanding of the training of teachers without a degree, through narratives and memories individual information about basic and higher education, highlighting the experiences and materials collected during the teaching internship, concluding in June 2024. As a result, this formative trajectory, of transformation and individual overcoming, is valued, in addition to the improvement promoted in their pedagogical work. PARFOR represents a milestone in the academic and professional trajectory of teachers in this Amazon region-Juruá microregion. By adapting curricula and methodologies to local realities, the program not only increases the quality of teaching, but also strengthens the commitment to inclusive, sustainable and culturally relevant education. In this research, the issue of reconciling work and education from childhood to professional life. Keywords: Teacher training; Amazon Education PARFOR; Academic school trajectory
author_additional Silva, Juçara Lobato da
author_additionalStr Silva, Juçara Lobato da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Mota, Aldinéia Libânio
title Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_short Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7669
_version_ 1831970149187452928
score 11.755432