/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
His course conclusion work brings the life trajectory of teachers, who studied pedagogy at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM, with the objective of contributing to the understanding of the training of teachers without a degree, through narratives and memories individual information abou...
Autor principal: | Mota, Aldinéia Libânio |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7669 |
id |
oai:localhost:prefix-7669 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-76692025-03-10T21:09:26Z Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental Mota, Aldinéia Libânio Silva, Juçara Lobato da http://lattes.cnpq.br/9268443092573642 Rocha, Eloy da Silva https://lattes.cnpq.br/0988257505165553 https://orcid.org/0000-0001-8544-6383 Formação de professores Educação Amazônica PARFOR Trajetória escolar acadêmica CIENCIAS HUMANAS . . His course conclusion work brings the life trajectory of teachers, who studied pedagogy at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM, with the objective of contributing to the understanding of the training of teachers without a degree, through narratives and memories individual information about basic and higher education, highlighting the experiences and materials collected during the teaching internship, concluding in June 2024. As a result, this formative trajectory, of transformation and individual overcoming, is valued, in addition to the improvement promoted in their pedagogical work. PARFOR represents a milestone in the academic and professional trajectory of teachers in this Amazon region-Juruá microregion. By adapting curricula and methodologies to local realities, the program not only increases the quality of teaching, but also strengthens the commitment to inclusive, sustainable and culturally relevant education. In this research, the issue of reconciling work and education from childhood to professional life. Keywords: Teacher training; Amazon Education PARFOR; Academic school trajectory Este trabalho de conclusão de curso traz a trajetória de vida e de professores, que cursaram pedagogia pelo PARFOR/ UFAM, na cidade de Itamarati/AM, teve o objetivo de contribuir com a compreensão da formação de professores sem licenciatura, através das narrativas e memórias individuais acerca da educação básica e superior, dando destaque as experiências e materiais coletados durante o estágio docência concluindo em junho de 2024. Como resultado constata-se a valorização dessa trajetória formativa, de transformação e superação individual, além da melhoraria promovida no seu fazer pedagógico. O PARFOR representa um marco na trajetória acadêmica e profissional dos professores desta região Amazônica-microrregião do Juruá. Ao adaptar currículos e metodologias às realidades locais, o programa não apenas eleva a qualidade do ensino, mas também fortalece o compromisso com uma educação inclusiva, sustentável e culturalmente relevante, nesta pesquisa sobressai a questão conciliação com o trabalho e a educação desde a infância até a vida profissional. Palavras-chave: Formação de professores; Educação Amazônica PARFOR; Trajetória escolar acadêmica; 1 Melhoria Não 2024-08-30T18:38:07Z 2024-08-30T18:38:07Z 2024-07-17 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7669 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Itamarati (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Formação de professores Educação Amazônica PARFOR Trajetória escolar acadêmica CIENCIAS HUMANAS . . |
spellingShingle |
Formação de professores Educação Amazônica PARFOR Trajetória escolar acadêmica CIENCIAS HUMANAS . . Mota, Aldinéia Libânio Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Formação de professores Educação Amazônica PARFOR Trajetória escolar acadêmica CIENCIAS HUMANAS . . |
description |
His course conclusion work brings the life trajectory of teachers, who studied
pedagogy at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM, with the objective of
contributing to the understanding of the training of teachers without a degree, through
narratives and memories individual information about basic and higher education,
highlighting the experiences and materials collected during the teaching internship,
concluding in June 2024. As a result, this formative trajectory, of transformation and
individual overcoming, is valued, in addition to the improvement promoted in their
pedagogical work. PARFOR represents a milestone in the academic and
professional trajectory of teachers in this Amazon region-Juruá microregion. By
adapting curricula and methodologies to local realities, the program not only
increases the quality of teaching, but also strengthens the commitment to inclusive,
sustainable and culturally relevant education. In this research, the issue of
reconciling work and education from childhood to professional life.
Keywords: Teacher training; Amazon Education PARFOR; Academic school
trajectory |
author_additional |
Silva, Juçara Lobato da |
author_additionalStr |
Silva, Juçara Lobato da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Mota, Aldinéia Libânio |
title |
Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7669 |
_version_ |
1831970149187452928 |
score |
11.755432 |