Trabalho de Conclusão de Curso

Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa

L'enseignement de la littérature a rencontré de nombreux obstacles dans les écoles et les universités, ce qui a entraîné l’éloignement du lecteur littéraire. La réalisation de ce travail vise à vérifier la formation du lecteur littéraire à travers la littérature fantastique. Pour cela, nous avons...

ver descrição completa

Autor principal: Chagas, Keyze Cristine
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7893
id oai:localhost:prefix-7893
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-78932025-03-10T21:14:01Z Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa Chagas, Keyze Cristine Girão, Stéphanie Soares http://lattes.cnpq.br/4482970383145750 Azevedo, Érika Pinto de Sá, Lileana Mourão Franco de https://orcid.org/0000-0002-2004-7928 Literatura fantástica Ensino de literatura Francês como língua estrangeira Formação de leitores LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.] Literatura em língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.] Literatura fantástica francesa L'enseignement de la littérature a rencontré de nombreux obstacles dans les écoles et les universités, ce qui a entraîné l’éloignement du lecteur littéraire. La réalisation de ce travail vise à vérifier la formation du lecteur littéraire à travers la littérature fantastique. Pour cela, nous avons effectué une révision bibliographique sur le concept de la littérature fantastique, nous avons réalisé une activité pratique de lecture littéraire dans laquelle deux contes fantastiques ont été travaillés dans une perspective de la lecture subjective dans une classe de la cinquième période du cours de lettres - Langue et littérature française de l’Université Fédérale d’Amazonas (UFAM). Les résultats obtenus montrent que la difficulté rencontrée dans la formation de lecteurs littéraires est liée à sa méthode d'enseignement, encore assez traditionnelle à certains égards. La résolution trouvée après l’analyse réside dans la proposition de nouvelles méthodologies, telles que l'enseignement de la littérature qui explore le champ de la subjectivité et accueille le sujet lecteur. O ensino de literatura tem passado por diversos obstáculos nas escolas e universidades tendo como resultado o distanciamento do leitor literário. A realização deste trabalho busca verificar a formação do leitor literário por meio da literatura fantástica. Para tal, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o conceito de literatura fantástica, realizamos uma atividade prática de leitura literária em que foram trabalhados dois contos fantásticos sob a perspectiva da leitura subjetiva numa turma do quinto período do curso de Letras - Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Como resultados obtidos percebemos que a dificuldade enfrentada em formar leitores literários está relacionada a algumas práticas, tais como: a sua metodologia de ensino, ainda bastante tradicional em alguns aspectos. A resolução encontrada após a análise está na proposta de novas metodologias, como o ensino de literatura que explora o campo da subjetividade e abraça o sujeito-leitor. 2 Não 2024-10-02T13:12:12Z 2024-10-02T13:12:12Z 2023-03-30 Trabalho de Conclusão de Curso CHAGAS, Keyze Cristine. A Literatura fantástica: caminhos para a formação do leitor literário em Língua Francesa. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Francesa)- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7893 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Língua e Literatura Francesa - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Literatura fantástica
Ensino de literatura
Francês como língua estrangeira
Formação de leitores
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.]
Literatura em língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.]
Literatura fantástica francesa
spellingShingle Literatura fantástica
Ensino de literatura
Francês como língua estrangeira
Formação de leitores
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.]
Literatura em língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.]
Literatura fantástica francesa
Chagas, Keyze Cristine
Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa
topic_facet Literatura fantástica
Ensino de literatura
Francês como língua estrangeira
Formação de leitores
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.]
Literatura em língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.]
Literatura fantástica francesa
description L'enseignement de la littérature a rencontré de nombreux obstacles dans les écoles et les universités, ce qui a entraîné l’éloignement du lecteur littéraire. La réalisation de ce travail vise à vérifier la formation du lecteur littéraire à travers la littérature fantastique. Pour cela, nous avons effectué une révision bibliographique sur le concept de la littérature fantastique, nous avons réalisé une activité pratique de lecture littéraire dans laquelle deux contes fantastiques ont été travaillés dans une perspective de la lecture subjective dans une classe de la cinquième période du cours de lettres - Langue et littérature française de l’Université Fédérale d’Amazonas (UFAM). Les résultats obtenus montrent que la difficulté rencontrée dans la formation de lecteurs littéraires est liée à sa méthode d'enseignement, encore assez traditionnelle à certains égards. La résolution trouvée après l’analyse réside dans la proposition de nouvelles méthodologies, telles que l'enseignement de la littérature qui explore le champ de la subjectivité et accueille le sujet lecteur.
author_additional Girão, Stéphanie Soares
author_additionalStr Girão, Stéphanie Soares
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Chagas, Keyze Cristine
title Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa
title_short Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa
title_full Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa
title_fullStr Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa
title_full_unstemmed Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa
title_sort literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em língua francesa
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7893
_version_ 1831970066082562048
score 11.753896