Trabalho de Conclusão de Curso

Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano

This study had as general objective to experience capoeira as a pedagogical possibility for the 7th grade, aiming at the valorization of Brazilian popular culture. The study was a qualitative and exploratory research, using the case study method. Data collection involved semi-structured interviews,...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Imer da Silva
Outros Autores: Guimarães, Michelly da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8709
id oai:localhost:prefix-8709
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-87092025-03-10T21:18:58Z Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano Rodrigues, Imer da Silva Guimarães, Michelly da Silva Nascimento, Roseane Oliveira do https://lattes.cnpq.br/4653931476593854 Gadelha, Rayza Batista Caregnato, André Felipe ronascimento@ufam.edu.br Capoeira Educação física escolar Cultura corporal Valores humanos Identidade cultural School fhysical education Body culture Human values Cultural Identity CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA . . This study had as general objective to experience capoeira as a pedagogical possibility for the 7th grade, aiming at the valorization of Brazilian popular culture. The study was a qualitative and exploratory research, using the case study method. Data collection involved semi-structured interviews, participant observations and documentary analysis with 7th grade students. The data analysis was performed through content analysis techniques, aiming to understand the potentialities of capoeira as a tool for valorization of body culture and promotion of human values in the public school of Parintins-AM. The results obtained through the questionnaire applied reveal significant insights about the knowledge and perception of students in relation to capoeira. The analysis of the responses indicated that most participants had no substantial prior knowledge about capoeira, with many not knowing the names of movements, instruments used and associated songs. In addition, although a significant portion (100%) reported that they liked to know the capoeira, only 53.85% expressed interest in practicing it, indicating a discrepancy between appreciation of culture and willingness for effective practice. The questionnaires also showed that family influence plays an important role, since many students have relatives who practice capoeira (41%), which can facilitate engagement. These results highlight the need for a greater insertion of capoeira in the school environment, in order to promote a broader knowledge and appreciation of this rich cultural manifestation. Este estudo teve como objetivo geral experimentar a capoeira como uma possibilidade pedagógica para o 7° ano, visando a valorização da cultura popular brasileira. O estudo foi uma pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando o método de estudo de caso. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas, observações participantes e análise documental com estudantes do 7° ano. A análise dos dados foi realizada por meio de técnicas de análise de conteúdo, visando compreender as potencialidades da capoeira como ferramenta para valorização da cultura corporal e promoção de valores humanos na escola pública de Parintins AM. Os resultados obtidos por meio do questionário aplicado revelam insights significativos sobre o conhecimento e a percepção dos alunos em relação à capoeira. A análise das respostas indicou que a maioria dos participantes não tinha um conhecimento prévio substancial sobre a capoeira, com muitos desconhecendo os nomes dos movimentos, dos instrumentos utilizados e das músicas associadas. Além disso, embora uma parcela significativa (100%) tenha relatado que gostou de conhecer a capoeira, apenas 53,85% manifestaram interesse em praticá-la, indicando uma discrepância entre o apreço pela cultura e a disposição para a prática efetiva. Os questionários também evidenciaram que a influência familiar desempenha um papel importante, já que muitos alunos têm familiares que praticam capoeira (41%), o que pode facilitar o engajamento. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma maior inserção da capoeira no ambiente escolar, a fim de promover um conhecimento mais amplo e uma valorização dessa rica desta manifestação cultural. 3 Sim 2025-02-24T15:01:45Z 2025-02-24T15:01:45Z 2025-01-13 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8709 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Educação Física - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Capoeira
Educação física escolar
Cultura corporal
Valores humanos
Identidade cultural
School fhysical education
Body culture
Human values
Cultural Identity
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
.
.
spellingShingle Capoeira
Educação física escolar
Cultura corporal
Valores humanos
Identidade cultural
School fhysical education
Body culture
Human values
Cultural Identity
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
.
.
Rodrigues, Imer da Silva
Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano
topic_facet Capoeira
Educação física escolar
Cultura corporal
Valores humanos
Identidade cultural
School fhysical education
Body culture
Human values
Cultural Identity
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
.
.
description This study had as general objective to experience capoeira as a pedagogical possibility for the 7th grade, aiming at the valorization of Brazilian popular culture. The study was a qualitative and exploratory research, using the case study method. Data collection involved semi-structured interviews, participant observations and documentary analysis with 7th grade students. The data analysis was performed through content analysis techniques, aiming to understand the potentialities of capoeira as a tool for valorization of body culture and promotion of human values in the public school of Parintins-AM. The results obtained through the questionnaire applied reveal significant insights about the knowledge and perception of students in relation to capoeira. The analysis of the responses indicated that most participants had no substantial prior knowledge about capoeira, with many not knowing the names of movements, instruments used and associated songs. In addition, although a significant portion (100%) reported that they liked to know the capoeira, only 53.85% expressed interest in practicing it, indicating a discrepancy between appreciation of culture and willingness for effective practice. The questionnaires also showed that family influence plays an important role, since many students have relatives who practice capoeira (41%), which can facilitate engagement. These results highlight the need for a greater insertion of capoeira in the school environment, in order to promote a broader knowledge and appreciation of this rich cultural manifestation.
author_additional Nascimento, Roseane Oliveira do
author_additionalStr Nascimento, Roseane Oliveira do
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Rodrigues, Imer da Silva
author2 Guimarães, Michelly da Silva
author2Str Guimarães, Michelly da Silva
title Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano
title_short Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano
title_full Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano
title_fullStr Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano
title_full_unstemmed Capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano
title_sort capoeira na educação física escolar: uma possibilidade pedagógica para o 7° ano
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8709
_version_ 1831970267764621312
score 11.755432