/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
This study analyzes how the school library promotes reading encouragement using fantasy literature as a tool. To this end, the specific objectives of the research include reaffirming the relevance of the school library in the process of encouraging reading, identifying reading activities carried out...
Autor principal: | Farias, Ketlen Mendonça |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8769 |
id |
oai:localhost:prefix-8769 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-87692025-03-13T17:23:44Z A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica The school library and the encouragement of reading through fantasy literature Farias, Ketlen Mendonça Bessa, Amanda de Queiroz http://lattes.cnpq.br/5877639279256994 Nunes, Katty Anne de Souza http://lattes.cnpq.br/6383772134055820 Marquez, Suely Oliveira Moraes http://lattes.cnpq.br/6380062941086104 amandabessa@ufam.edu.br Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Incentivo à leitura Literatura fantástica Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA . . This study analyzes how the school library promotes reading encouragement using fantasy literature as a tool. To this end, the specific objectives of the research include reaffirming the relevance of the school library in the process of encouraging reading, identifying reading activities carried out with the use of fantasy literature, and verifying the librarian's participation in the development of these actions. The study reaffirms the school library as an essential space for the formation of readers while exploring the central role of the librarian as a mediator in the reading process. The research is based on a bibliographic review that addresses the types of reading, the relevance of fantasy literature in the school context, and the librarian's practices in reading mediation. It highlights that fantasy literature has significant potential to stimulate students' imagination, curiosity, and critical thinking, fostering a deeper engagement with reading. The librarian, in partnership with the teaching staff, by developing dynamic, creative, and collaborative activities such as reading clubs and thematic workshops, can strengthen students' connection with books, enhancing the library's role as a cultural and pedagogical hub essential to the school environment. Este trabalho analisa como a biblioteca escolar promove o incentivo à leitura utilizando a literatura fantástica como ferramenta. Para isso, os objetivos específicos da pesquisa incluem: reafirmar a relevância da biblioteca escolar no processo de incentivo à leitura; identificar as atividades de leitura realizadas com o uso da literatura fantástica; verificar a participação do bibliotecário no desenvolvimento dessas ações. O estudo reafirma a biblioteca escolar como um espaço essencial para a formação de leitores, enquanto explora o papel central do bibliotecário como mediador no processo de leitura. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica que aborda os tipos de leitura, a relevância da literatura fantástica no contexto escolar e as práticas do bibliotecário na mediação de leitura. Destaca-se que a literatura fantástica possui um potencial significativo para despertar a imaginação, a curiosidade e o senso crítico dos estudantes, favorecendo um envolvimento mais profundo com o ato de ler. O bibliotecário, em parceria com o corpo pedagógico, ao desenvolver atividades dinâmicas, criativas e colaborativas, como clubes de leitura e oficinas temáticas, pode fortalecer o vínculo dos alunos com os livros, ampliando o papel da biblioteca como um centro cultural e pedagógico essencial para o ambiente escolar. 1 Não 2025-03-13T17:21:06Z 2025-03-13T17:21:06Z 2025-01-13 Trabalho de Conclusão de Curso FARIAS, Ketlen Mendonça. A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8769 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Incentivo à leitura Literatura fantástica Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA . . |
spellingShingle |
Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Incentivo à leitura Literatura fantástica Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA . . Farias, Ketlen Mendonça A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica |
topic_facet |
Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Incentivo à leitura Literatura fantástica Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA . . |
description |
This study analyzes how the school library promotes reading encouragement using fantasy literature as a tool. To this end, the specific objectives of the research include reaffirming the relevance of the school library in the process of encouraging reading, identifying reading activities carried out with the use of fantasy literature, and verifying the librarian's participation in the development of these actions. The study reaffirms the school library as an essential space for the formation of readers while exploring the central role of the librarian as a mediator in the reading process. The research is based on a bibliographic review that addresses the types of reading, the relevance of fantasy literature in the school context, and the librarian's practices in reading mediation. It highlights that fantasy literature has significant potential to stimulate students' imagination, curiosity, and critical thinking, fostering a deeper engagement with reading. The librarian, in partnership with the teaching staff, by developing dynamic, creative, and collaborative activities such as reading clubs and thematic workshops, can strengthen students' connection with books, enhancing the library's role as a cultural and pedagogical hub essential to the school environment. |
author_additional |
Bessa, Amanda de Queiroz |
author_additionalStr |
Bessa, Amanda de Queiroz |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Farias, Ketlen Mendonça |
title |
A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_short |
A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_full |
A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_fullStr |
A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_full_unstemmed |
A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica |
title_sort |
biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8769 |
_version_ |
1831970279341948928 |
score |
11.753735 |