Trabalho de Conclusão de Curso

A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica

This study analyzes how the school library promotes reading encouragement using fantasy literature as a tool. To this end, the specific objectives of the research include reaffirming the relevance of the school library in the process of encouraging reading, identifying reading activities carried out...

ver descrição completa

Autor principal: Farias, Ketlen Mendonça
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8769
id oai:localhost:prefix-8769
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-87692025-03-13T17:23:44Z A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica The school library and the encouragement of reading through fantasy literature Farias, Ketlen Mendonça Bessa, Amanda de Queiroz http://lattes.cnpq.br/5877639279256994 Nunes, Katty Anne de Souza http://lattes.cnpq.br/6383772134055820 Marquez, Suely Oliveira Moraes http://lattes.cnpq.br/6380062941086104 amandabessa@ufam.edu.br Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Incentivo à leitura Literatura fantástica Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA . . This study analyzes how the school library promotes reading encouragement using fantasy literature as a tool. To this end, the specific objectives of the research include reaffirming the relevance of the school library in the process of encouraging reading, identifying reading activities carried out with the use of fantasy literature, and verifying the librarian's participation in the development of these actions. The study reaffirms the school library as an essential space for the formation of readers while exploring the central role of the librarian as a mediator in the reading process. The research is based on a bibliographic review that addresses the types of reading, the relevance of fantasy literature in the school context, and the librarian's practices in reading mediation. It highlights that fantasy literature has significant potential to stimulate students' imagination, curiosity, and critical thinking, fostering a deeper engagement with reading. The librarian, in partnership with the teaching staff, by developing dynamic, creative, and collaborative activities such as reading clubs and thematic workshops, can strengthen students' connection with books, enhancing the library's role as a cultural and pedagogical hub essential to the school environment. Este trabalho analisa como a biblioteca escolar promove o incentivo à leitura utilizando a literatura fantástica como ferramenta. Para isso, os objetivos específicos da pesquisa incluem: reafirmar a relevância da biblioteca escolar no processo de incentivo à leitura; identificar as atividades de leitura realizadas com o uso da literatura fantástica; verificar a participação do bibliotecário no desenvolvimento dessas ações. O estudo reafirma a biblioteca escolar como um espaço essencial para a formação de leitores, enquanto explora o papel central do bibliotecário como mediador no processo de leitura. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica que aborda os tipos de leitura, a relevância da literatura fantástica no contexto escolar e as práticas do bibliotecário na mediação de leitura. Destaca-se que a literatura fantástica possui um potencial significativo para despertar a imaginação, a curiosidade e o senso crítico dos estudantes, favorecendo um envolvimento mais profundo com o ato de ler. O bibliotecário, em parceria com o corpo pedagógico, ao desenvolver atividades dinâmicas, criativas e colaborativas, como clubes de leitura e oficinas temáticas, pode fortalecer o vínculo dos alunos com os livros, ampliando o papel da biblioteca como um centro cultural e pedagógico essencial para o ambiente escolar. 1 Não 2025-03-13T17:21:06Z 2025-03-13T17:21:06Z 2025-01-13 Trabalho de Conclusão de Curso FARIAS, Ketlen Mendonça. A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8769 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Incentivo à leitura
Literatura fantástica
Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
.
.
spellingShingle Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Incentivo à leitura
Literatura fantástica
Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
.
.
Farias, Ketlen Mendonça
A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
topic_facet Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Incentivo à leitura
Literatura fantástica
Bibliotecário escolar – incentivo à leitura – literatura fantástica
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
.
.
description This study analyzes how the school library promotes reading encouragement using fantasy literature as a tool. To this end, the specific objectives of the research include reaffirming the relevance of the school library in the process of encouraging reading, identifying reading activities carried out with the use of fantasy literature, and verifying the librarian's participation in the development of these actions. The study reaffirms the school library as an essential space for the formation of readers while exploring the central role of the librarian as a mediator in the reading process. The research is based on a bibliographic review that addresses the types of reading, the relevance of fantasy literature in the school context, and the librarian's practices in reading mediation. It highlights that fantasy literature has significant potential to stimulate students' imagination, curiosity, and critical thinking, fostering a deeper engagement with reading. The librarian, in partnership with the teaching staff, by developing dynamic, creative, and collaborative activities such as reading clubs and thematic workshops, can strengthen students' connection with books, enhancing the library's role as a cultural and pedagogical hub essential to the school environment.
author_additional Bessa, Amanda de Queiroz
author_additionalStr Bessa, Amanda de Queiroz
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Farias, Ketlen Mendonça
title A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_short A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_full A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_fullStr A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_full_unstemmed A biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
title_sort biblioteca escolar e o incentivo à leitura pela literatura fantástica
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8769
_version_ 1831970279341948928
score 11.753735