Trabalho de Conclusão de Curso

As estratégias de mercado gastronômico em Manaus: estudo de caso de um restaurante de culinária regional

Regional gastronomy generates income for the location in which it is located and promotes regional development, however, like every food service sector, it needs to constantly reinvent itself. This work aims to analyze the challenges and market strategies adopted by the owners of a regional cuisine...

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Autor principal: Castro, Milene dos Santos Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
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Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8818
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spelling oai:localhost:prefix-88182025-03-25T19:34:45Z As estratégias de mercado gastronômico em Manaus: estudo de caso de um restaurante de culinária regional Castro, Milene dos Santos Lima Mafra, Rosana Zau http://lattes.cnpq.br/6557481920689240 Ferreira, Marinilde Vercosa Santos, Andréia Brasil rosanazau@ufam.edu.br Mercado gastronômico Gastronomia regional Culinária Forças de Porter CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA . . Regional gastronomy generates income for the location in which it is located and promotes regional development, however, like every food service sector, it needs to constantly reinvent itself. This work aims to analyze the challenges and market strategies adopted by the owners of a regional cuisine restaurant to remain competitive in the regional gastronomy sector in the city of Manaus. This is an exploratory and descriptive research and a case study. Primary data were collected through interviews with restaurant owners and through observation. For secondary data, bibliographical and documentary sources were used to support the analysis carried out. The data were analyzed in light of Porter's Five Forces. The results indicate that: the price of the product (regional meal) is a determining factor for the continuity of business in the market; even if there is variation in the supply of inputs by suppliers during seasonal periods (period of ebb and flow of the Amazon rivers), the restaurant maintains balanced prices throughout the year; Due to the challenges of intense competition in the market, the company invests in mapping the customer profile, which is divided into Manaus residents, national tourists and foreign tourists. All of this denotes the restaurant owners’ ability to identify and understand the trends, opportunities and challenges that affect the gastronomy market. This work is justified by contributing to the dissemination of strategic data on the local gastronomic market for academic and market audiences, considering the scarcity of scientific publications or information on this segment in Manaus. A gastronomia regional gera renda para a localidade em que está inserida e promove o desenvolvimento regional, entretanto, como todo setor de food service, precisa se reinventar constantemente. Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as estratégias de mercado adotadas pelos proprietários de um restaurante de culinária regional para se manterem competitivos no ramo de gastronomia regional na cidade de Manaus. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e de um estudo de caso. Os dados primários foram coletados por meio de entrevista com os proprietários do restaurante e por meio de observação. Para os dados secundários, lançou-se mão de pesquisa bibliográfica e documental para dar suporte à análise realizada. Os dados foram analisados à luz das Cinco Forças de Porter. Os resultados indicam que: o preço do produto (refeição regional) é um fator determinante para a continuidade do negócio no mercado; ainda que haja variação da oferta de insumos pelos fornecedores em períodos sazonais (período de vazante e enchente dos rios do Amazonas), o restaurante mantém o equilíbrio nos preços durante o ano; por conta dos desafios de concorrência intensa no mercado, a empresa investe em mapear o perfil de cliente, que se dividem em manauara, turista nacional e turista estrangeiro. Tudo isso denota a habilidade dos proprietários do restaurante para identificar e compreender as tendências, oportunidades e desafios que afetam o mercado da gastronomia. Este trabalho se justifica por contribuir com a divulgação de dados estratégicos do mercado gastronômico local para o público acadêmico e de mercado, considerando a escassez de publicações científicas ou informações sobre este segmento em Manaus. 1 Não 2025-03-25T19:33:24Z 2025-03-25T19:33:24Z 2024-12-02 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8818 por Acesso Embargado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
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